Processo de seleção e captação de atletas de futebol de campo da categoria sub-15 em Pernambuco
Resumo
Objetivo: Trabalho em questão será de colher compreender e interpretar dados referentes ao processo de seleção aplicado deatletas de futebol de campo masculino da categoria sub15. Materiais e Métodos: Em um primeiro momento foi aplicado um questionário estruturado com dez perguntas de forma presencial a atores sociais que participam diretamente do processo de seleção dos clubes Náutico Capibaribe, Sport Recife, Santa Cruz e Atlético do Porto, em um segundo momento, foi comparados os resultados obtidos no questionário com a literatura cientifica pertinente. Com referência aos dados coletados foi utilizando a estatística descritiva do tipo frequência absoluta, relativa e média. Resultados: Percebeu-se que o futebol pernambucano no tocante ao processo seletivo continua ainda utilizando a peneira como principal via de acesso de jovens ao clube, como também o principal critério de seleção levado em consideração é o aspecto técnico apresentado pelo atleta, a preferência dos clubes é por atacante, que a maioria dos atletas selecionados são da região metropolitana do Recife e que a posição de goleiro é a mais difícil de captar. Discussão: Ao longo do trabalho iremos dialogar com a literatura cientifica pertinente fazendo analise e comparações necessárias. Conclusão: Foi possível constatar que não existe uma maneira mais ou menos adequada na identificação de um jovem talento, muito menosum consenso no que se refere a idade ou metodologia utilizada para tal, porém o mais importante seria reestruturar, organizar e criar processos gerencias de forma a profissionalizar o departamento de base, criando um departamento exclusivo na captação egerenciamento do futebol de base.
Referências
-Da Matta. R. Esporte na sociedade: um ensaio sobre o futebol brasileiro. In: DaMatta. (Org) Universo do Futebol: esporte e sociedade brasileira. Pinakotheke. 1982.
-Drubscky, R. O universo tático do futebol: escola brasileira. Editora Health. 2003.
-Paoli, P.B. Os estilos de Futebol e os Processos de Seleção e Detecção de Talentos. Tese Doutorado em Educação Física. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade Gama filho. 2007.
-Paoli, P.B.; Silva C.D.; Soares A.J.G. Tendência Atual de Detecção, Seleção e Formação de Talentos no Futebol Brasileiro. Revista Brasileira de Futebol. Vol. 1. Núm. 2. p. 38-52. 2008.
-Scaglia. A. Para o Fim das Peneiras: esboços preliminares de proposta de seleção para o processo de especialização. Disponível em: http://www.universidadedofutebol.com.br/Coluna/11015/PARA%2bO%2bFIM%2bDAS%2bPENEIRAS%2bESBOCOS%2bPRELIMINARES%2bDE%2bPROPOSTA%2bDE%2bSELECAO%2bPARA%2bO%2bPROCESSO%2bDE%2bESPECIALIZACA.[s.d.] Acesso em: 24/02/2013.
-Toledo, L.H. No País do Futebol. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2000.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).