Fatores que motivam alunos, professores e gestores na prática e desenvolvimento do futsal escolar
Resumo
Abusca por um ambiente que propicie o desenvolvimento integral do aluno/atleta é constante. Sendo assim este estudo teve como objetivo investigar os fatores que motivam os alunos, professores/treinadores e gestores, a estarem inseridos na pratica do futsal.Fizeram parte da amostra 03 gestores, 03 professores/treinadores e 70 alunos do gênero masculino com faixa etária entre 14 e 17 anos, praticantes de futsal em equipes de iniciação esportiva de 03 escolas estaduais de Pernambuco, sendo duas da cidade de Buíque-PE e uma da cidade de Arcoverde-PE. Como instrumento de medida para avaliação utilizou-se o inventário de motivação para a prática esportiva de Gaya e Cardoso (1988) com adaptações onde o questionário direcionado aos alunos/atletas foi composto por 19 perguntas objetivas, para os professores/treinadores e gestores foi composto por 10 perguntas objetivas. Após as considerações dos resultados, foi possível constatar que os alunos/atletas sentem-se motivados na prática do futsal por fatores incluídos à busca de vitórias e preocupações relacionadas à qualidade de vida, os professores/treinadores também desejam a conquista, porém buscam por meio do esporte, a formação de cidadãos críticos. Os gestores também seguem a mesma linha de objetivos, o que demonstra perfeita concordância entre as intenções dos pesquisados, ao mesmo tempo contribuindo para o papel social do esporte escolar
Referências
-Brachat. V. Esporte na escola e esporte de rendimento. Revista Movimento.Vol.6. Núm.12.2000.
-Castanheiras. N. P. Estatística Aplicada a Todos Os Níveis. 4ª edição. Curitiba. Ibpex. 2008.
-De Rose Junior. D. A competição como fonte de estresse no esporte. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol.10. Núm. 4. p. 19-26. 2002.
-Gaya, A.; Cardoso, M. Os fatores motivacionais para a prática desportiva e suas relações com o sexo, idade e níveis de desempenho desportivo. Revista Perfil. Ano 2. Núm. 2.1998.
-Haywood, K.; Getchell, N. Desenvolvimento Motor ao longo da vida. 3ª edição. Porto Alegre: Artmed. 2004.
-Lazzoli, J. K.; e colaboradores. Atividade física e saúde na infância e adolescência. Revista Brasileira de Medicina Esporte. Vol. 4. Núm. 4. p. 107-109. 1988.
-Nuñes, P.R.M.; e colaboradores. Motivos que levam adolescentes a praticarem futsal. Revista da faculdade de educação física da UNICAMP. Vol. 6. Núm.1. p. 67-78. 1998.
-Rodrigues. P.A motivação e performance. TCC de Graduação. Instituto de Biociências. Universidade Estadual de Paulista. Rio Claro. 1991.
-Samulski, D. M. Psicologia do esporte. Belo Horizonte. Ed. UFMG. 1990.
-Samulski, D. M. Psicologia do Esporte: Manual para a Educação Física, Psicologia e Fisioterapia. Barueri. Manole. 2002.
-Sawitzki,R. L. Regime de colaboração, projeto político-pedagógico e desporto escolar. 2006.
-Soares, M.M.; Koch. M. Por que adolescentes praticam esporte? Uma análise sobre quem os motiva a praticar. Revista digital efdeportes. Ano 15. Num. 151. 2010.
-Souza, S. A. E. P. Estudo do comportamento pedagógico de treinadores de Voleibol no contexto de treino de crianças e jovens. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto Porto. 2007.
-Thomas, J. R.; Nelson, J. K. Métodos de pesquisa em atividade física. Porto Alegre: Artmed. 2002.
-Tubino, M. Educação Física e o Esporte do Ocidente no Século XX. Arquivos em Movimento. Vol. 1. Núm. 2. p. 99-100. 2005.
-Weinberg, R. S.; Gould, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. Porto Alegre. Artmed. 2001.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).