Análise da disciplina de Pedagogia do Esporte na matriz curricular dos cursos de Educação Física na cidade de São Paulo
Resumo
Este artigo analisou a matrizcurricular dos cursos de graduação em Educação Física da cidade de São Paulo no modo presencial desta nova tendência no campo da pedagogia dos esportes. O objetivo foi pesquisar quais cursos já contam com a disciplina Pedagogia do Esporte na matrizcurricular ou nomes parecidos, na investigação foram encontrados os nomes Pedagogia do Esporte, Fundamentos Didáticos Pedagógicos do Esporte e Processos Pedagógicos do Desporto. A Pedagogia do Esporte no Brasil teve forte influência de autores portugueses que discutiam o tema dentro dos esportes coletivos e foram de suma importância para o avanço no campo teórico (Bolonhini ePaes, 2009). No estudo o ponto de partida foi o endereço eletrônico http://emec.mec.gov.br/ que tem cadastrado 26 universidades com o curso de educação física. O próximo passo e muito importante são as universidades pesquisadas que foram as que forneciam a matrizcurricular em seu endereço eletrônico principal. Conclui-se que a Pedagogia do Esporte está introduzida no ensino superior paulistano de forma inicial, pois ainda as ideias consideradas tradicionais norteiam as disciplinas do curso
Referências
-Benites, L. C.; Souza Neto, S.; Hunger, D. O processo de constituição histórica das diretrizes curriculares na formação de professores de Educação Física. Educação e Pesquisa. Vol. 34. Núm. 2. p. 343-360. 2008.
-Betti, I. C. R.; Betti, M. Novas perspectivas na formação profissional em educação física. Motriz. Vol. 2. Núm. 1. p. 10-15. 1996.
-Bolonhini, S. Z.; Paes, R. R. A proposta pedagógica dos teaching games for understanding: Reflexões sobre a iniciação esportiva. Pensar a prática. Vol. 12. Núm. 2. p. 1-4. 2009.
-Daolio, J.; Veloso, E. L. A técnica esportiva como construção cultural: Implicações para a pedagogia do esporte. Pensar a prática. Vol. 11. Núm. 1. p. 9-16. 2009.
-Darido, S. C. Teoria, prática e reflexão na formação profissional em educação física. Motriz. Vol. 1. Núm. 2. p. 124-128. 1995.
-Ferreira, H. B. Pedagogia do esporte: identificação, discussão e aplicação de procedimentos pedagógicos no processo de ensino-vivência e aprendizagem da modalidade basquetebol. Dissertação Mestrado em Educação Física. Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas. Campinas.2009.
-Guedes, D. P.; Guedes, J. E. R. P. Manual Prático Para Educação Física. São Paulo. Manolé. 2006.
-Kruger, L. G.; Krug, H. N. Licenciatura em Educação Física: Concepções a partir da Vivência Experienciada dos Professores do Ensino Superior em seu Percurso Formativo. Movimento. Vol. 15. Núm. 1. p. 51-70. 2009.
-Leonardo,L.; Scaglia, A. J.; Reverdito, R. S. O ensino dos esportes coletivos: metodologia pautada na família dos jogos. Motriz. Vol. 15. Núm. 2. p. 236-246. 2009.
-Ludke, M.; André, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU. 1986.
-Navarro, F. N.; Navarro, A. C.; Navarro, F. Bonvent, J. J. 47% dos Cursos de Graduação em Educação Física não disponibilizam as informações curriculares nos seus websites. The Fiep Bulletin. Vol. 80. 2010.
-Reverdito, R. S.; Scaglia, A. J.; Paes, R. R. Pedagogia do esporte: panorama e análise conceitual das principais abordagens. Motriz. Vol. 15. Núm. 3. p .600-610. 2009.
-Santana, W. C. A pedagogia do esporte e a moralidade infantil. Dissertação Mestrado em Educação Física. Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. 2003.
-Souza Neto, S. A formação do profissional de educação física no Brasil: Uma história sob a perspectiva da legislação federal no século XX. Revista Brasileira de Ciência do Esporte. Vol. 25. Núm. 2. p. 113-128. 2004.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).