Percepção dos alunos-atletas sobre o estilo de liderança dos professores-treinadores de Teresina-PI

  • Laí­se Ferreira Lessa Instituto Federal do Piauí­ - IFPI
  • Emmanuel Wassermann Moraes e Luz Instituto Federal do Piauí­ - IFPI
  • Sérvulo Fernando Lima Instituto Federal do Piauí­ - IFPI
Palavras-chave: Estilo de liderança, Professores-treinadores, Alunos-atletas

Resumo

O propósito deste estudo foi verificar a percepção de alunos-atletas sobre o estilo de liderança de seus professores-treinadores, através de uma pesquisa descritiva quantitativa, onde participaram129 adolescentes (87 meninos e 42 meninas) com idade entre 11 e 17 anos (x=15,32±1,54) matriculados em escolas públicas e privadas de Teresina-PI que competem a nível escolar. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário de identificação da amostra e a “Escala de Liderança no Desporto –ELD” adaptada da Leadership Scale for Sport (LSS), Para análise dos dados foram utilizados procedimentos da estatística descritiva. Ao analisar por gênero, observou-se que 59,5% (n=25) das meninas perceberam com mais destaque a dimensão treinamento seguida pela dimensão feedback positivo com 38,1% (n=16). Já a dimensão percebidacom maior destaque pelos meninos foi a feedback positivo com 47,1% (n=41), seguida pela dimensão treinamento com 41,4% (n=36). A dimensão apoio social e a dimensão de comportamento democrático foram percebidas apenas pelo sexo masculino com o percentual de 8,0% (n= 7) e 3,5% (n=3) respectivamente. Assim como a dimensão de comportamento autocrático somente foi percebida pelo sexo feminino com 2,4% (n=1). Dos alunos-atletas avaliados verificou-se que 47,3% (n=61) perceberam com mais destaque a dimensão treinamento, 5,4% (n=7) a dimensão apoio social, 44,2% (n=57) a dimensão feedback positivo, 2,3% (n=3) a dimensão comportamento democrático e 0,8% (n=1) a dimensão comportamento autocrático. Os resultados indicam em todas as análises que as dimensões treinamento e feedback positivo foram predominantes nos estilos de liderança dos professores-treinadores de Teresina-PI sob a percepção dos alunos-atletas

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Publicado
2013-09-08
Como Citar
Lessa, L. F., Luz, E. W. M. e, & Lima, S. F. (2013). Percepção dos alunos-atletas sobre o estilo de liderança dos professores-treinadores de Teresina-PI. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 5(18). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/175
Seção
Artigos: Edição Especial