Construção do conhecimento tático defensivo do futsal por meio do treinamento em forma de jogo
Resumo
Este artigo se refere ao treinamento da tática defensiva do Futsal, que contou com uma transformação nos últimos anos e contribuiu para a diminuição do número de gols, devido entre outros fatores, as modificações nas regras do jogo e da evolução dos sistemas ofensivos, e seu ensino-aprendizagem-treinamento de forma que possa criar nos alunos/atletas competências para que possam individualmente e em grupo tomar a melhor decisão frente aos desafios impostos pelos mais variados sistemas ofensivos existentes e que ainda possam vir a surgir. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão de literatura sobre a construção do conhecimento tático defensivo do Futsal, por meio do treinamento em forma de jogo.
Referências
-Bayer, C. O ensino dos desportos coletivos. Lisboa: Dinalivro, 1994.
-Costa, F. R.; Paoli, P. B.; Silva, C. D. A importância dos jogos adaptados na iniciação aos esportes coletivos. Lecturas: Educación Física y Deportes. Ano 12. Núm. 117. 2008.
-Filgueira, F.M; Greco, P.J. Futebol: Um estudo sobre a capacidade tática no processo ensino aprendizagem treinamento. Revista Brasileira de Futebol. Vol. 1. Núm. 2. p. 53-65. 2008.
-Garganta, J. Competências no ensino e treino de jovens futebolistas. Lecturas: Educación Física y Deportes. Ano 8. Núm. 45. 2002.
-Garganta, J. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In: Graça, A.; Oliveira, J. (Org.). O ensino dos jogos desportivos. 2ªedição. Porto. Universidade do Porto, 1995.
-Greco, P. Conhecimento técnico-táctico: o modelo pendular do comportamento a das acções tácticas nos desportos colectivos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte e do Exercício. Vol. 0. p. 107-129. 2006.
-Greco, P. J. O componente tático. Material didático do curso de Mestrado em Ciências do Esporte. Escola de Educação Física da UFMG Belo Horizonte.1992.
-Matveiev, L. Fundamentos do treino desportivo. Livros Horizonte. 1977.
-Paoli, P. B. Treinamento Tático. Material didático do curso de pós-graduação em Futebol da Universidade Federal de Viçosa. 2008.
-Paoli, P. B.; Grasseli, A. S. Jogos adaptados na iniciação do futebol de campo. Viçosa-MG: BD Empreendimentos. Canal Quatro. 2006.
-Santana, W. C. Metodologia da Participação. Londrina. LIDO. 1996.
-Santana W. C. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. Campinas. Autores Associados. 2004.
-Santos, L. V. Proposta de jogos adaptados como forma de aprendizagem/treinamento dos princípios da tática defensiva do Futsal. TCC. Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Educação Física. 2010.
-Souza, P. Validação de teste para avaliar a capacidade de tomada de decisão e o conhecimento declarativo em situações de ataque no Futsal. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Belo Horizonte. 2002.
-Tiegel, G. Curso de futebol. Material didático do curso de mestrado em ciências do esporte. Escola de Educação Física da UFMG. Belo Horizonte. 1994.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).