Análise da eficácia do sistema defensivo Y/1x1x2 em uma equipe de futsal feminino de alto rendimento

  • Júlia Gonçalves da Silva UNIFATEB, Telêmaco Borba, Paraná, Brasil.
  • Mylena Aparecida Rodrigues Baransk Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Júlia Martins de Castro Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.
  • Maria Kessany de Carvalho Silva UNIFATEB, Telêmaco Borba, Paraná, Brasil.
Palavras-chave: Sistema defensivo, Defesa y, Futsal, Defesa

Resumo

O sistema tático é conceituado pela forma em que os jogadores de uma equipe estão posicionados e organizados na quadra. Já o sistema defensivo é definido como a forma pela qual a defesa se organiza e está postada perante as manobras e o comportamento ofensivo do ataque, buscando sempre neutralizar, equilibrar e recuperar a posse da bola. O objetivo principal deste artigo foi detectar se há eficiência e eficácia na defesa em Y. O presente estudo possui natureza observacional, com abordagem descritiva e caracterizou-se por delineamento transversal. Para garantir controle e eficiência foi feita a análise de desempenho através do scout. O resultado demonstra não haver diferenças estatisticamente significativas na marcação em Y em relação ao resultado (x2(1) = 0,111, p=0,739), ou seja, a marcação em Y não foi mais eficiente do que ineficiente na amostra estudada. Porém, quando a eficácia é inserida, os resultados apontam que a marcação em Y foi mais eficaz no Jogo 2 analisado e mais eficiente no Jogo 3, sendo que nenhuma diferença foi encontrada no Jogo 1.

Referências

-Andrade Junior, J. R. Futsal. Coletâneas de Atividades de Educação Física para o Ensino Fundamental. Pinto Jr, A. P. coordenador. Curitiba: Expoente. 2003.

-Balbino, H. Jogos desportivos coletivos e os estímulos das inteligências múltiplas. Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação Física - UNICAMP. Campinas. 2001.

-Bota, I.; Colibaba-Evulet, D. Jogos desportivos colectivos: teoria e metodologia. Piaget. 2001.

-Bayer, C. O ensino dos desportos coletivos. Lisboa. Portugal. Dinalivro. 1994.

-Brancher, E. A. Fundamentos técnicos e táticos do futsal. Blumenau. Livro Postal. 2019. p. 150.

-Ferreira, R.B.; Paoli, P.B.; Costa, F.R. Proposta de scout tático para o futebol. Buenos Aires. Ano 12. Núm. 118. 2008.

-Gil, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 6ª edição. São Paulo. Atlas. 2002.

-Marques, M.A. O estudo dos conteúdos ofensivos e defensivos no futsal: opiniões dos treinadores das categorias sub-12, sub-14 e sub-16 do Estado de São Paulo. Dissertação de Mestrado. USP. Ribeirão Preto. 2017.

-Moreira, R.L. Tática no futsal. Curitiba. Appris. 2021. p. 237.

-Pedroso, A.; Lima, M.B.; Baransk, M.A.R. Fundamentos do Futsal: Evidência com Base no Conteúdo e na Estrutura Interna. Revista Brasileira de Ciências do Movimento no prelo. 2024.

Publicado
2024-12-20
Como Citar
Silva, J. G. da, Baransk, M. A. R., Castro, J. M. de, & Silva, M. K. de C. (2024). Análise da eficácia do sistema defensivo Y/1x1x2 em uma equipe de futsal feminino de alto rendimento. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 16(66), 472-478. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1461
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##