Papel do treinamento específico de goleiros sobre o conhecimento tático de jovens goleiros de futebol

  • José Gabriel Gomes dos Reis Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Educação Física, Maringá, Paraná, Brasil.
  • Lucas Shoitti Carvalho Ueda Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
  • Gabriel Silveira Guedes da Maia Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
  • Cristiano Zarbato Morais Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
  • Hariel Sousa de Moraes Sarmento Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
  • Sergio Freitas Junior Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Educação Física, Maringá, Paraná, Brasil.
  • Leandro Rechenchosky Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Educação Física, Maringá, Paraná, Brasil.
  • Juliano Fernandes da Silva Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
  • Paulo Henrique Borges Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
Palavras-chave: Futebol, Goleiros, conhecimento tático

Resumo

Ao longo dos últimos anos, significativas modificações tático-técnicas na atuação dos goleiros foram observadas, o que reclama a adoção de treinamentos específicos para suportar tais demandas. A partir desta assunção, o objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento tático ofensivo de jovens goleiros com e sem treinamento específico. A amostra foi composta por 42 goleiros de 13 a 17 anos que participaram de campeonatos regionais. Houve a criação de dois grupos: grupo treinado (GT) e grupo não-treinado (GNT). Para a avaliação do conhecimento tático ofensivo, foi aplicado o protocolo TCTOF-BR, que possui as dimensões “conhecimento tático”, “princípios táticos operacionais”, “elementos táticos-técnicos coletivos”, “conhecimento de regras” e “tomada de decisão” (p>0,05). Os goleiros treinados apresentaram uma melhor pontuação no conhecimento tático (ES=1,18; p=0,01), princípios táticos operacionais (ES=1,00; p=0,02), elementos táticos-técnicos coletivos (ES=1,27; p=0,01), conhecimento de regras (ES=1,06; p=0,01) e tomada de decisão (ES=1,08; p<0,01). Conclui-se que os treinamentos específicos de goleiros contribuíram para o desenvolvimento de competências e a elevação de conhecimentos ligados ao futebol.

Publicado
2024-07-30
Como Citar
Reis, J. G. G. dos, Ueda, L. S. C., Maia, G. S. G. da, Morais, C. Z., Sarmento, H. S. de M., Freitas Junior, S., Rechenchosky, L., Silva, J. F. da, & Borges, P. H. (2024). Papel do treinamento específico de goleiros sobre o conhecimento tático de jovens goleiros de futebol. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 16(65), 303-311. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1434
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original