Trabalho coordenativo: um olhar para a iniciação esportiva
Resumo
O presente trabalho objetivou-se em analisar a necessidade do trabalho coordenativo para a iniciação esportiva. De acordo com as referências analisadas,vislumbrou-se a necessidade de adequação entre as capacidades motoras, o acervo motor e a prática esportiva. Além disso, observou-se um déficitno nível coordenativo das crianças e a alteração que o esporte pode proporcionar nesta realidade. Os alunos quepraticam atividade física extraclassese mostraram mais coordenados. A prática esportiva especializada mostrou divergência de resultados, no que diz respeito ao desenvolvimento coordenativo. Neste sentido, torna-se necessário estruturar a prática de acordo com o nível de desempenho, centrando-se, prioritariamente, em atividades ecologicamente situadas, permeando a necessidade do aluno em aprender os conteúdos inerentes ao jogo de forma contextualizada, proporcionando a compreensão da necessidade do aprendizado técnico para a resolução de uma situação tática.A iniciação esportiva é uma possibilidade de desenvolver aspectos cognitos-motores em crianças e jovens desde que permita oportunidades substantivas de aprendizagem.
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