Trabalho coordenativo: um olhar para a iniciação esportiva

  • Gustavo De Conti Costa Universidade Gama Filho (UGF), Federação Mineira de Voleibol (FMV)
Palavras-chave: Coordenação, Iniciação esportiva, Esporte

Resumo

O presente trabalho objetivou-se em analisar a necessidade do trabalho coordenativo para a iniciação esportiva. De acordo com as referências analisadas,vislumbrou-se a necessidade de adequação entre as capacidades motoras, o acervo motor e a prática esportiva. Além disso, observou-se um déficitno nível coordenativo das crianças e a alteração que o esporte pode proporcionar nesta realidade. Os alunos quepraticam atividade física extraclassese mostraram mais coordenados. A prática esportiva especializada mostrou divergência de resultados, no que diz respeito ao desenvolvimento coordenativo. Neste sentido, torna-se necessário estruturar a prática de acordo com o nível de desempenho, centrando-se, prioritariamente, em atividades ecologicamente situadas, permeando a necessidade do aluno em aprender os conteúdos inerentes ao jogo de forma contextualizada, proporcionando a compreensão da necessidade do aprendizado técnico para a resolução de uma situação tática.A iniciação esportiva é uma possibilidade de desenvolver aspectos cognitos-motores em crianças e jovens desde que permita oportunidades substantivas de aprendizagem.

Biografia do Autor

Gustavo De Conti Costa, Universidade Gama Filho (UGF), Federação Mineira de Voleibol (FMV)

Professor da Pós graduação da Universidade Gama Filho, Membro do CECA (UFMG) e Treinador da Federação Mineira de Voleibol.

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Publicado
2012-12-21
Como Citar
Costa, G. D. C. (2012). Trabalho coordenativo: um olhar para a iniciação esportiva. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 4(14). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/142
Seção
Artigos: Edição Especial