Relação entre valor de mercado e desempenho esportivo: uma análise da premier league
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre o valor de mercado e o desempenho esportivo das equipes de futebol que participaram da Premier League nos últimos 5 anos. Amostra foi composta por 100 clubes de futebol que disputaram a Premier League nas temporadas 18 – 19, 19 – 20, 20 – 21, 21 – 22 e 22 – 23. A coleta dos dados foi realizada no dia 02 de julho de 2023, a partir do site Transfermarkt. Para avaliar a normalidade dos dados, utilizou-se o teste de ShapiroWilk. Para avaliar a diferença entre o valor de mercado dos clubes nas temporadas analisadas utilizou-se o teste Kruskal-Wallis com post hoc Dunn. Para avaliar o valor de mercado entre os clubes que terminaram a competição nas três primeiras e três últimas posições nas temporadas analisadas utilizou-se o teste de Mann-Whitney. Foi utilizada a correlação de Spearman para avaliar a relação entre o valor de mercado e desempenho esportivo dos clubes. Observou-se que não houve diferença entre o valor de mercado nas temporadas analisadas. Entretanto, os clubes que terminaram a competição nas três primeiras colocações apresentaram um maior valor de mercado em relação aos que terminaram a competição nas três últimas posições. Observou-se também correlações de moderada a forte entre os valores de mercado dos clubes e a pontuação final em todas as temporadas analisadas. Os resultados do presente estudo mostraram que existe relação entre o valor de mercado e classificação final dos clubes que disputaram a Premier League nos últimos 5 anos.
Referências
-Augusto-Eça, J. P.; Magalhães-Timotio, J. G.; Leite Filho, G. A. O desempenho esportivo e a eficiência na gestão determinam o desempenho financeiro dos clubes de futebol brasileiro? Uma análise com dados em painel. Cuadernos de administración. Vol. 31. Num. 56. 2018. p. 137-161.
-Coelho, B. C.; Leite, L. B.; Rezende, L. M. T.; Soares, L. L.; Pussieldi, G. A. Valor de mercado e desempenho esportivo de clubes. Revista Brasileira de Futebol. Vol. 14. Num. 2. 2021. p. 115-124.
-Dantas, D. N. C.; Andrade-Souza, V. A. Gestão do futebol no Brasil: correlação entre desempenho esportivo e valor de mercado nos anos 2010-2014. Revista Brasileira de Futebol. Vol. 8. Num. 2. 2017. p. 56-64.
-Deloitte. Football Money League 2023. Disponível em: https://www2.deloitte.com/uk/en/pages/sports-business-group/articles/deloitte-football-money-league.html. Acesso em: 02 de junho de 2023.
-Ferreira, H.L.; Marques, J.A.V.D.C.; Macedo, M.A.D.S. Desempenho econômico-financeiro e desempenho esportivo: uma análise com clubes de futebol do Brasil. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão. Fortaleza. Vol. 16. Num. 3. 2018. p. 124-150.
-Gasparetto, T.M. O futebol como negócio: uma comparação financeira com outros segmentos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Vol. 35. Num. 4. 2013a. p. 825-845.
-Gasparetto, T.M. Relação entre custo operacional e desempenho esportivo: análise do campeonato brasileiro de futebol. Revista Brasileira de Futebol. Vol. 5. Num. 2. 2013b. p. 28-40.
-Gonçalves, R.S.; Mendes, R.C.; Henriques, F.M.; Tavares, G.M. The influence of sports performance on economic-financial performance: An analysis of Brazilian soccer clubs from 2013 to 2017. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão. Vol. 18. Num. 17. 2020. p. 239-250.
-Herm, S.; Callsen-Bracker, H. M.; Kreis, H. When the crowd evaluates soccer players’ market values: Accuracy and evaluation attributes of an online community. Sport Management Review. Vol. 17. Num. 4. 2014. p. 484-492.
-Leite, L.B.; Soares, L.L.; Rezende, L.M.T.D.; Pussieldi, G.D. A. Valor de Mercado e Desempenho Esportivo de Clubes de Futebol. Revista Intercontinental de Gestão Desportiva. Vol. 10. Num. 3. 2020. p. 1-8.
-Sánchez, M.; Orgaz, B.; Ramirez-Campillo, R.; Nakamura, F. Y.; Luis-Pereira, J. M.; Carretero, M.; Sánchez-Sánchez, J. Factores asociados al valor de mercado de los futbolistas profesionales. Cuadernos de Psicología del Deporte. Vol. 22. Num. 3. 2022. p. 140-150.
-Silva Dantas, M. G.; Boente, D. R. A eficiência financeira e esportiva dos maiores clubes de futebol europeus utilizando a análise envoltória de dados. Revista de Contabilidade e Organizações. Vol. 5. Num. 13. 2011. p. 75-90.
-Silva, R.G.; Saraiva, M.M.; Flôres, F.S. Influência do valor de mercado no futebol: análise das copas do mundo de 2014 e 2018. Revista Perspectiva: Ciência e Saúde. Vol. 4 Num. 1. 2019. p. 70-84.
-Šíma, J.; Ruda, T.; Omcirk, V. Dependency of market value of a team on the result achieved at the FIFA World Cup 2014 in Brazil. Studia sportiva. Vol. 9 Num. 1. 2015. p. 267-273.
-Sports Value. Valuation TOP 30 clubes do Brasil 2022. 3ª edição. Disponível em: https://www.sportsvalue.com.br/estudos/valuation-top-30-clubes-do-brasil-2022-3a-edicao/. Acesso em: 02/06/2023.
-Tunaru, R.S.; Viney, H.P. Valuations of soccer players from statistical performance data. Journal of Quantitative Analysis in Sports. Vol. 6 Num. 2. 2010. p. 1-23.
Copyright (c) 2024 Sebastião Felipe Ferreira Costa, Luciano Bernardes Leite, Leôncio Lopes Soares
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).