Efeito do curinga em apoio interno sobre o comportamento tático de jogadores de futebol da categoria sub-11
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar o efeito do curinga em apoio interno no comportamento tático de jogadores da categoria sub-11. A amostra foi composta por 18 jogadores de futebol de elite. O instrumento utilizado para avaliar o comportamento tático dos jogadores foi o Sistema de Avaliação Tática no Futebol. O comportamento tático foi analisado através do número de ações táticas, do percentual de acerto e do índice de performance tática. O teste t de medidas repetidas e de Wilcoxon foram utilizados para averiguar a diferença do comportamento tático entre os jogos com e sem curinga interno. No que refere as ações táticas o jogo com curinga em apoio interno apresentou valores significativamente menores no princípio tático cobertura defensiva e maiores no princípio tático unidade defensiva do que o jogo sem curinga. Quanto ao percentual de acerto, o jogo com o curinga em apoio interno apresentou valores significativamente menores nos princípios táticos cobertura ofensiva e equilíbrio do que o jogo sem curinga. Por fim, no índice de performance tática, o jogo com curinga em apoio interno apresentou valores significativamente menores nos princípios táticos mobilidade, cobertura defensiva e equilíbrio do que o jogo sem curinga. Conclui-se que o curinga em apoio interno exerceu efeito sobre o comportamento tático dos jogadores da categoria sub-11 provando ser um constrangimento de tarefa que gera comportamentos táticos em contextos de vantagem e desvantagem numérica e assim pode ser inserido nos treinamentos a fim de desenvolver o desempenho tático dos jogadores.
Referências
-Araújo, D. O desenvolvimento da competência tática no desporto: o papel dos constrangimentos no comportamento decisional. Motriz. Vol. 15. Núm. 3. 537-540. 2009.
-Badari, T. P.; Machado, G.; Moniz, F.; Fontes, A.; Teoldo, I. Comparison of soccer players ’ tactical behaviour in small-sided games according to match status. Vol. 21. p. 12-20. 2021.
-Costa, I. T.; Garganta, J.; Greco, P. J.; Mesquita, I.; Maia, J. System of tactical assessment in Soccer (FUT-SAT): Development and preliminary validation. Motricidade. Vol. 7. p.69-84. 2011.
-Costa, I. T.; Manuel, J.; Greco, P. J.; Mesquita, I. Tactical Principles of Soccer Game: concepts and application. Motriz. Journal of Physical Education. UNESP. Vol. 15. Núm. 3. p. 657-668. 2009.
-Davids, K.; Araújo, D.; Correia, V.; Vilar, L. (2013). How small-sided and conditioned games enhance acquisition of movement and decision-making skills. Exercise and Sport Sciences Reviews. Vol. 41. Núm. 3. p.154-161. 2013.
-Fajen, B. R.; Riley, M. A.; Turvey, M. T. Information, affordances, and the control of action in sport. International Journal of Sport Psychology. Vol. 40. Núm. 1. p. 79-107. 2009.
-Ford, P. R.; Ward, P.; Hodges, N. J.; Williams, A. M. The role of deliberate practice and play in career progression in sport: the early engagement hypothesis. High Ability Studies. Vol. 20. Núm. 1. p. 65-75. 2009.
-Ford, P. R.; Yates, I.; Williams, A. M. An analysis of practice activities and instructional behaviours used by youth soccer coaches during practice: exploring the link between science and application. Journal of Sports Sciences. Vol. 28. Núm. 5. p. 483-495. 2010.
-Fritz, C. O.; Morris, P. E.; Richler, J. J. Effect size estimates: Current use, calculations, and interpretation. Journal of Experimental Psychology: General. Vol. 141. Núm. 1. p. 2-18. 2012.
-Garganta, J. Trends of tactical performance analysis in team sports: bridging the gap between research, training and competition. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Vol. 9. Núm. 1. p. 81-89. 2009.
-Gonçalves, B.; Marcelino, R.; Torres-Ronda, L.; Torrents, C.; Sampaio, J. Effects of emphasising opposition and cooperation on collective movement behaviour during football small-sided games. Journal of Sports Sciences. Vol. 34. Núm. 14. p. 1346-1354. 2016.
-Gonçalves, E.; Noce, F.; Barbosa, M. A. M.; Figueiredo, A. J.; Hackfort, D.; Teoldo, I. Correlation of the peripheral perception with the maturation and the effect of the peripheral perception on the tactical behaviour of soccer players. International Journal of Sport and Exercise Psychology. p. 1-13. 2017.
-Gonzaga, A. D. S.; Albuquerque, M. R.; Malloy-Diniz, L. F.; Greco, P. J.. Teoldo, I. Affective decision-making and tactical behavior of under-15 soccer players. PLoS ONE. Vol. 9. Núm. 6. p.1-6. 2014.
-Gréhaigne, J.-F.; Godbout, P.; Bouthier, D. The Teaching and Learning of Decision Making in Team Sports. Quest. Vol. 53. Núm. 1. p. 59-76. 2001.
-Hill-Haas, S. V.; Coutts, A. J.; Dawson, B. T.; Rowsell, G. J. Time-motion characteristics and physiological responses of small-sided games in elite youth players: the influence of palyer number and rule changes. Journal of Strength and Conditioning Research. Vol. 24. Núm. 8. p. 2149-2156. 2010.
-Moniz, F.; Scaglia, A.; Sarmento, H.; Garcia-Calvo, T.; Teoldo, I. Effect of an inside floater on soccer players tactical behaviour in small sided and conditioned games. Journal of Human Kinetics. Vol. 71. p.167-177. 2020.
-Ometto, L.; Vasconcellos, F. V. A.; Cunha, F. A.; Teoldo, I.; Souza, C. R. B.; Dutra, M. B.; O’Sullivan, M.; Davids, K. How manipulating task constraints in small-sided and conditioned games shapes emergence of individual and collective tactical behaviours in football: A systematic review. International Journal of Sports Science and Coaching. Vol. 0. Núm. 0. p.1-15. 2018.
-Padilha, M. B.; Guilherme, J.; Serra-Olivares, J.; Roca, A.; Teoldo, I. The influence of floaters on players’ tactical behaviour in small-sided and conditioned soccer games. International Journal of Performance Analysis in Sport. Vol. 17. Núm. 5. p. 721-736. 2017.
-Praca, G. M.; Clemente, F. M.; Andrade, A. G. P.; Morales, J. C. P.; Greco, P. J. Network Analysis in Small-Sided and Conditioned Soccer Games : the Influence of Additional Players and Playing Position. Kinesiology: International Journal of Fundamental and Applied Kinesiology. Vol. 49. Núm. 2. p. 185-197. 2017.
-Praça, G. M.; Folgado, H.; Ribeiro-Silva, P. C.; Greco, P. J. Influence of additional players on collective tactical behaviour in small-sided soccer games. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. Vol. 18. Núm. 5. p. 602-610. 2016.
-Radziminski, L.; Rompa, P.; Barnat, W.; Dargiewicz, R.; Jastrzebski, Z. A comparison of the physiological and technical effects of high-intensity runnind and small-sided games in young soccer players. International Journal of Sports Science & Coaching. Vol. 8. Núm. 3. p.455-465. 2013.
-Ric, A.; Hristovski, R.; Gonçalves, B.; Torres, L.; Sampaio, J.; Torrents, C. Timescales for exploratory tactical behaviour in football small-sided games. Journal of Sports Sciences. Vol. 34. Núm. 18. p. 1723-1730. 2016.
-Ric, A.; Hristovski, R.; Torrents, C. Can joker players favor the exploratory behaviour in football small-sided games? Research in Physical Education, Sport and Health. Vol. 4. Núm. 2. p.35-39. 2015.
-Robinson, G.; O’Donoghue, P. A weighted kappa statistic for reliability testing in performance analysis of sport. International Journal of Performance Analysis in Sport. Vol. 7. Núm. 1. p. 12-19. 2007.
-Sarmento, H.; Clemente, F. M.; Harper, L. D.; Costa, I. T.; Owen, A.; Figueiredo, A. J. Small sided games in soccer-a systematic review. International Journal of Performance Analysis in Sport. Vol. 18. Núm. 5. p. 693-749. 2018.
-Serra-Olivares, J.; Clemente, F. M.; González-Víllora, S. Tactical expertise assessment in youth football using representative tasks. Springer Plus. Vol. 5. Núm. 1. p. 1301. 2016a.
-Serra-Olivares, J.; Clemente, F. M.; González-Víllora, S. Tactical expertise assessment in youth football using representative tasks. Springer Plus. Vol. 5. Núm. 1). p.1-9. 2016b.
-Silva, P.; Travassos, B.; Vilar, L.; Aguiar, P.; Davids, K.; Araújo, D.; Garganta, J. Numerical relations and skill level constrain co-adaptive behaviors of agents in sports teams. PLoS ONE. Vol. 9. Núm. 9. p. 1-12. 2014.
-Stratton, G.; Reilly, T.; Williams, A. M.; Richardson, D. Youth soccer: From Science to Performance. In Youth Soccer: From Science to Performance. 2004.
-Tabachnick, B.; Fidell, L. Experimental designs using ANOVA. 2007.
-Travassos, B.; Vilar, L. L. L.; Araujo, D.; Mcgarry, T.; Araújo, D.; Mcgarry, T. Tactical performance changes with equal vs unequal numbers of players in small-sided football games. International Journal of Performance Analysis in Sport. Vol. 14. Núm. 2. p. 594-605. 2014.
-Vilar, L.; Esteves, P. T.; Travassos, B.; Passos, P.; Lago-Peñas, C.; Davids, K.; Lago-Penas, C.; Davids, K. Varying numbers of players in small-sided soccer games modifies action opportunities during training. International Journal of Sports Science and Coaching. Vol. 9. Núm. 5. p. 1007-1018. 2014.
-Williams, A. M.; Hodges, N. J. Practice, instruction and skill acquisition in soccer: Challenging tradition. Journal of Sports Sciences. Vol. 23. Núm. 6. p. 637-650. 2005.
Copyright (c) 2023 Gustavo Henrique Caetano, Israel Teoldo da Costa, Guilherme Figueiredo Machado, Felipe Ruy Dambroz, Felipe Moniz, Próspero Brum Paoli
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).