Relação entre a receita dos direitos de transmissão e a classificação final dos clubes que disputaram o campeonato brasileiro de futebol masculino da série a na temporada 2021
Resumo
As receitas dos clubes de futebol brasileiro provêm, principalmente, dos direitos de televisão. Tal contexto pode interferir nas chances de uma equipe obter uma boa classificação nos campeonatos. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar se existe, entre os clubes que disputaram o Campeonato Brasileiro Masculino de Futebol da Série A, na temporada 2021, uma correlação entre a receita, de direitos de Televisão, e a classificação final no campeonato. Foi realizada uma descrição das receitas de direitos de televisão dos clubes e a classificação final no campeonato brasileiro em questão. Realizou-se um teste de shapiro Wilk, verificou-se que a receita dos clubes não apresenta uma distribuição normal (p=0,014). Foi realizado um teste de Spearman para verificar se existe uma correlação entre as variáveis do estudo. Adotou-se um nível de significância de 95%. Utilizou-se para as análises o programa estatístico SPSS, versão 22. A partir dos resultados, observa-se uma relação positiva entre o valor das receitas em direitos de TV e a colocação final no campeonato brasileiro do ano de 2021. Os achados auxiliam na discussão da necessidade de uma maior equidade na distribuição das receitas. Sendo que a distribuição das receitas de tv mostraram-se correlacionadas ao desempenho das equipes e, consequentemente, um campeonato brasileiro de futebol mais equilibrado e atrativo ao público, até a rodada final está relacionado a uma distribuição mais equilibrada deste tipo de receita.
Referências
-Abichéquer, B. A influência da torcida no futebol brasileiro. Footure. 2020. 28/08/2020. Disponível em: <https://footure.com.br/a-influencia-da-torcida-no-futebol-brasileiro/>
-Aguiar, L.A.; Prochnik, L. Quanto vale uma partida de futebol? A relação entre televisão e futebol no cenário midiático contemporâneo. Logos. Vol. 17. Núm. 2. p. 51-64. 2010.
-Borges, A. Como funcionam os direitos de transmissão no futebol?. Ciência da Bola. 2020. 7/10/2020. Disponível em: <https://www.cienciadabola.com.br/blog/direitos-de-transmissao-no-futebol>
-Brohm, J. Sociología Política del Deporte. México: Fondo de Cultura Económica. 1982.
-Capelo, R. Finanças do futebol brasileiro em 2021: receitas voltam a crescer, mas clubes ainda enfrentam dívidas e crises. Negócios do esporte, Globo esporte. 13/06/2022. Disponível em: <https://ge.globo.com/negocios-do-esporte/noticia/2022/06/13/financas-do-futebol-brasileiro-em-2021-receitas-voltam-a-crescer-mas-clubes-ainda-enfrentam-dividas-e-crises.ghtml>
-Capelo, R. O ranking dos clubes mais transparentes e confiáveis do futebol brasileiro em 2020/2021. Blog do Rodrigo Capelo, Globo esporte. 2/06/2021. Disponível em: < https://ge.globo.com/blogs/blog-do-rodrigo-capelo/post/2021/06/02/o-ranking-dos-clubes-mais-transparentes-e-confiaveis-do-futebol-brasileiro-em-20202021.ghtml>
-CBF. Confederação Brasileira de Futebol. CBF. Campeonato Brasileiro de 2021 série A. 2022. Acesso em 10/08/2022. Disponível em: <https://www.cbf.com.br/futebol-brasileiro/competicoes/campeonato-brasileiro-serie-a/2021
-ESPN. De Premier League a LaLiga: como é feita divisão do dinheiro de TV nas grandes ligas da Europa que inspiram clubes brasileiros. ESPN Futebol. 2022. 10/05/2022. Disponível em: <https://www.espn.com.br/futebol/artigo/_/id/10346840/premier-league-laliga-como-feita-divisao-dinheiro-tv-grandes-ligas-europa-inspiram-clubes-brasileiros>
-Field, A. Discovering Statistics Using SPSS. 3rd Edition, Sage Publications Ltd. London. 2009.
-Gelade, G. A.; Dobson, P. Predicting the Comparative Strengths of National Football Teams. Social Science Quarterly. Vol. 88. Núm. 1. p. 244-258. 2007.
-Gonçalves, R. S.; Mendes, R. C.; Henriques, F. M.; Tavares, G. M. A influência do rendimento esportivo no desempenho econômico-financeiro: uma análise com clubes de futebol brasileiros durante 2013-2017. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão. Vol.18. Núm.17. p. 239-250. 2020.
-Grafietti, C. Relatório Convocados: Finanças, História e Mercado do Futebol Brasileiro 2021. XP. p. 35-43. 1 de junho de 2022.
-International Olympic Commitee - IOC. IOC Marketing: media guide - Olympic Games. 2023. 10/01/2023. Disponível em: <https://olympics.com/en/olympic-games>
-Junior Couto, J. M. A influência da torcida na performance de jogadores brasileiros de Futsal: um viés da Psicologia do Esporte. Motriz. Vol. 13. Núm. 4. p.259-265. 2007.
-Lourenço, A. A Relação entre as Receitas e o Sucesso Desportivo dos Clubes de Futebol. Dissertação de Mestrado em Gestão de Marketing. Instituto Português de Administração e Marketing. Porto. 2014.
-Matias, W. B.; Mascarenhas, F. “Olho no lance”: a relação entre mídia e futebol. Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura. Vol. 8. Núm. 2. p. 1-25. 2019.
-Nascimento, J.; Nossa, V.; Bernardes, J.R.; Souza, W.D. A eficiência dos maiores clubes de futebol brasileiros: evidências de uma análise longitudinal no período de 2006 a 2011. Contabilidade Vista & Revista. Vol. 6. Núm. 2. 2015.
-Rodrigues, D. F.; Teixeira; M. R.; Almeida, M. C. Os direitos televisivos no futebol profissional - uma nova proposta de modelo de centralização para a I Liga Portuguesa. Revista de Gestão e Negócios do Esporte. Vol. 3. Núm. 2. p. 242-255. 2018.
-Santos, A. Gestão econômico-financeira dos clubes de futebol versus desempenho de ranking de clubes da CBF: uma aplicação da análise das componentes principais. XIV Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais. FGV-EASP. 2011.
-Simplício, R.; Fernandes, T. Por que o "engajamento" é um dos grandes entraves da Liga de Clubes do Brasil?. GOAL. 7/05/2022. Disponível em: <https://www.goal.com/br/not%C3%ADcias/por-que-o-engajamento-e-um-dos-grandes-entraves-da-liga-de-clubes-do-brasil/bltd51144fbeb5e955e>
-Sports Value Finanças TOP 20 clubes brasileiros 2021. O ano da retomada, marketing mostrou sua força. Inclui estratégias disruptivas para clubes. Sports Value. p. 3-94. 2022.
-Vaquer, G. Globo supera 40 pontos de audiência no RJ e no RS em decisão do Brasileiro. UOL. 2018. 25/02/2021. Disponível em: < https://www.uol.com.br/esporte/colunas/gabriel-vaquer/2021/02/25/com-decisao-do-brasileirao-globo-ultrapassa-marca-de-40-pontos-no-rj-e-rs.htm>
Copyright (c) 2023 Alanderson Melo Cordeiro, Camila Borges Pinto , Cleiton Pereira Reis, Daniel Marangon Duffles Teixeira, Mauro Vinicius de Sá
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).