Motivos para o consumo da Liga dos Campeões da UEFA: uma análise no Brasil

  • Victor Henrique Rodrigues Silva Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão (GEquip), Universidade de Pernambuco-UPE, Recife-PE, Brasil.
  • Jorge Eduardo Maciel Gonçalves da Silva Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão (GEquip), Universidade de Pernambuco-UPE, Recife-PE, Brasil.
  • Yves Miranda Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão (GEquip), Universidade de Pernambuco-UPE, Recife-PE, Brasil.
  • Marcos Antonio Barros Filho Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão (GEquip), Universidade de Pernambuco-UPE, Recife-PE, Brasil.
  • Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão (GEquip), Universidade de Pernambuco-UPE, Recife-PE, Brasil.
Palavras-chave: Futebol, Marketing, Análise de Regressão

Resumo

A Liga dos Campeões da UEFA (UCL), possui um considerável consumo por torcedores de que habitam em países que não se situam no território europeu, em especial no Brasil. O presente estudo teve como objetivo analisar a influência dos motivos para acompanhar aos jogos sobre as intenções comportamentais em relação à Liga dos Campeões da UEFA. O estudo tem uma abordagem quantitativa e utilizou um questionário online composto por dez motivos para o consumo de esportes e uma dimensão para analisar as intenções comportamentais. A amostra foi composta por 138 indivíduos maiores de 18 anos que declararam torcer por um time na competição. Os dados foram analisados usando uma regressão linear múltipla através do software SPSS Statistics 24.0. A média de idade dos entrevistados foi de 24,09 anos (±5,98), a maioria homens (89,1%), solteiros (83,6%), que assistem ao menos dois jogos da UCL semanais (44,2%), via internet (51,4%) e que não costumam comprar produtos licenciados da UCL (87,7%). O modelo foi responsável por explicar 64,1% da variância das intenções comportamentais, através dos motivos. Constatou-se que as dimensões Realização Vicária (β=0.29), Interesse nos Jogadores (β=0.13) Interesse no Futebol (β=0.21), Interesse no Time (β=0.33) e Interação Social (β=0.18) são motivos que influenciaram as intenções comportamentais relacionadas à UCL. O interesse pela modalidade, e seus atletas, os sentimentos causados pela vitória de seu time e a interação social, são muito valorizados pelos torcedores brasileiros que consomem a UCL e influenciam em intenções comportamentais.

Referências

-Aloufi, S.; El Saddik, A. Sentiment identification in football-specific tweets. Vol. 6. 2018. p. 78609 -78621.

-Andrew, D. P.; Pedersen, P. M.; McEvoy, C. D. Research methods and design in sport management. Champaign. Human Kinetics. 2011.

-Biscaia, R.; Correia, A.; Rosado, A. Determinantes da satisfação dos espectadores de Basquetebol. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Vol. 11. Num. 1. 2011. p. 59-74.

-Biscaia, R.; Correia, A.; Rosado, A.; Menezes, V. Estudo da lealdade dos espectadores: Para uma gestão de marketing do futebol. Recife. Editora Universitária/UFPE. 2014.

-Bodet, G.; Séguin, B. Team sports brand management. IN Walzel, S.; Römisch, V. Managing sports teams - Economics, strategy and practice. Cham. Springer. 2021.

-Brasil. Diesporte: Diagnóstico nacional do esporte - Caderno 1. Brasília: Ministério do Esporte. 2015.

-Cialdini, R. B.; Borden, R. J.; Thorne, A.; Walker, M. R. et al. Basking in reflected glory: Three (football) field studies. Journal of Personality and Social Psychology. Vol. 34. Num. 3. 1976. p. 366-375.

-Correia, A.; Esteves, S. An exploratory study of spectators' motivation in football. International Journal of Sport Management Marketing. Vol. 2. Num. 5-6. 2007. p. 572-590.

-Curado, M. A. S.; Teles, J.; Marôco, J. Analysis of variables that are not directly observable: influence on decision-making during the research process. Revista da Escola de Enfermagem da USP. Vol. 48. Num. 1. 2014. p.146-152.

-Deloitte. Deloitte Football Money League. 2020. Disponível em: https://www2.deloitte.com/uk/en/pages/sports-business-group/articles/deloitte-football-money-league.html. Acesso em: 06/04/2020.

-Fornell, C.; Larcker, D. F. Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of Marketing Research. Vol. 18. Num. 1. 1981. p. 39-50.

-Funk, D.; James, J. D. The Fan Attitude Network (FAN) Model: Exploring attitude formation and change among sport consumers. Sport Management Review. Vol. 7. Num. 1. 2004. p. 1-26.

-Funk, D. C.; Mahony, D. F.; Ridinger, L. L. Characterizing consumer motivation as individual difference factors: Augmenting the sports interest inventory (SII) to explain level of spectator support. Vol. 11. Num. 1. 2002. p. 33-43.

-Gasparetto, T.; Barajas, A. Fan preferences: one country, two markets and different behaviours. European Sport Management Quarterly. Vol. 18. Num. 3. 2018. p. 330-347.

-Holt, D. B. How consumers consume: A typology of consumption practices. Journal of Consumer Research. Vol. 22. Num. 1. 1995. p. 1-16.

-Maderer, D.; Holtbruegge, D.; Woodland, R.; Stavros, C.; Dolles, H. The impact of brand associations on brand loyalty in the football industry: A comparison of fans from developed and emerging football markets. Sport, Business and Management: An International Journal. Vol. 6. Num. 5. 2016. p. 499-519.

-Marôco, J. Análise Estatística com o SPSS Statistics. 7ª edição. ReportNumber. 2018.

-Mayer, K. C.; Hungenberg, E. Sport attendance behavior spectrum: Motivators, constraints and context. International Journal of Sports Marketing and Sponsorship. Vol. 22. Num. 3. 2020. p. 566-587.

-Miranda, Y.; Borba, Y. R. R.; Barros Filho, M. A.; Rodrigues Silva, V. H. Consumption of the National Basketball Association in Brazil: the motives of distant fans. Motriz: Revista de Educação Física. Vol. 28. Num. e1022012621. 2022. p. 1-8.

-Pitts, B. G.; Stotlar, D. K. Fundamentos de marketing esportivo. Phorte. 2002. p. 318.

-Pu, H.; James, J. The distant fan segment: Exploring motives and psychological connection of International National Basketball Association fans. International Journal of Sports Marketing and Sponsorship. Vol. 18. Num. 4. 2017. p.418-438.

-Shazi, N. 10 Most-Watched Sport Events In The History Of Television. 2018. Disponível em: https://www.huffingtonpost.co.uk/2018/02/21/10-most-watched-sport-events-in-the-history-of-television_a_23367211/ Acesso em: 20 maio 2022.

-Silveira, M. P.; Cardoso, M. V.; Quevedo-Silva, F. Factors influencing attendance at stadiums and arenas. Marketing Intelligence & Planning. Vol. 37. Num. 1. 2019. p. 50-65.

-Skinner, J.; Edwards, A.; Corbett, B. Research methods for sport management. New York. Routledge. 2014.

-UEFA. Over 1 billion social media interactions record at UEFA Champions League final. 2019. Disponível em: https://www.uefa.com/insideuefa/news/0255-0f8e6f77cce6-bf8328293a80-1000--over-1-billion-social-media-interactions-record-at-uefa-champio/. Acesso em: 03/11/2021.

-Woratschek, H.; Horbel, C.; Popp, B. Determining customer satisfaction and loyalty from a value co-creation perspective. Vol. 40. Num. 11-12. 2019. p. 777-799.

-Yoshida, M.; James, J. D. Customer satisfaction with game and service experiences: Antecedents and consequences. Journal of Sport Management. Vol. 24. Num. 3. 2010. p. 338-361.

Publicado
2023-06-19
Como Citar
Silva, V. H. R., Silva, J. E. M. G. da, Miranda, Y., Barros Filho, M. A., & Pedroso, C. A. M. de Q. (2023). Motivos para o consumo da Liga dos Campeões da UEFA: uma análise no Brasil. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 15(62), 139-148. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1330
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original