Análise dos gols de uma equipe de futsal sub 17 no estadual de Santa Catarina 2004
Resumo
O objetivo desse estudo foi analisar como ocorreram os gols de uma equipe no estadual de futsal de Santa Catarina de 2004. Foram analisadas as ações técnico táticas. A amostra constituiu-se de filmagem de 9 dos 12 jogos da primeira fase do estadual de 2004 da equipe em questão. Os dados foram anotados em planilhas do Excel 2003 e foi adotado o método quantitativo, descritivo observacional. Nos resultados, as ações técnico táticas que se sobressaíram em relação as demais foram jogadas combinadas e contra-ataque com 31 e 28 % respectivamente. As jogadas de bola parada resultaram em 23%, bem como a marcação de goleiro linha e jogadas individuais representaram um número considerável no total de gols da equipe estudada. O estudo serve como base pra estruturação de trabalhos ligados ao futsal. Contudo, faz-se necessário, outros estudos ligados, tanto, ao treinamento como do futsal em geral
Referências
-Bayer, C. La enseñanza de los juegos desportivos colectivos. Barcelona. Hispano Europea. 1986.
-Bello Júnior, N. A ciência do esporte aplicada ao futsal. Rio de Janeiro. Sprint. 1998.
-Saad, M.; Costa, C. Futsal: movimentações ofensivas e defensivas. Florianópolis. BookStore. 2001.
-Saad, M. Futsal: iniciação técnica e tática: sugestões para organizar sua equipe. Rio Grande do Sul. Editora da UFSM. 1997.
-Voser, R. Futsal: princípios técnicos e táticos. Rio de Janeiro. Sprint. 2001.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).