A influência do futsal na coordenação óculo-pedal em escolares de 8 a 10 anos
Resumo
O presente trabalho trata da avaliação da modalidade futsal em escolares praticantes e não praticantes desta modalidade, em relação à melhora da coordenação óculo-pedal. Mensurar se o futsal pode auxiliar na melhora da coordenação óculo-pedal. A história do futsal com início na década de trinta. A importância do futsal escolar no contexto educativo. A psicomotricidade e o desenvolvimento motor nas aulas de educação física. Foram definidos dois grupos de escolares, regularmente matriculados no Colégio São Luís, com idade entre oito e dez anos, sendo o grupo 1 formado por alunos praticantes de futsal há pelo menos dezoito meses nesta instituição e o grupo 2, formado por alunos que apenas freqüentam as aulas de educação física. Como procedimento foi aplicado o teste de praxia-global para coordenação óculo-pedal. O material utilizado foi: papel sulfite, caneta esferográfica, uma bola de tênis, uma cadeira, uma fita métrica, prancheta e uma câmera filmadora. Foram pesquisados vinte alunos praticantes de futsal e vinte alunos não-praticantes de futsal, onde encontramos um melhor resultado na coordenação óculo-pedal nos praticantes de futsal. Reconhecer a importância da modalidade na coordenação da criança e promover o futsal na escola para o desenvolvimento do aluno como um todo e não apenas a competição. O futsal é, sem dúvida, uma importante ferramenta para a melhora do desempenho motor da criança na escola.
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