Produção cientí­fica Brasileira da Pedagogia do Esporte sobre o handebol

  • Antonio Coppi Navarro Doutor em Engenharia Biomédica, Mestre em História da Ciência, Graduado em Pedagogia e História
Palavras-chave: Handebol, Pedagogia do Esporte, Produção científica

Resumo

O objetivo desse estudo foi quantificar a produção cientifica sobre o handebol na pedagogia do esporte a partir das teses de doutorado, das dissertações de mestrado e dos artigos científicos disponibilizados eletronicamente, de acesso livre, via internet. A amostra totalizou 115 produções científicas, ou seja, 13 Teses de Doutorado e 68 Dissertações de Mestrado referentes ao Handebol, disponibilizadasno Banco de Teses da Capes e 34 Artigos Científicos sobre o Handebol, disponibilizados nas Bases de dados www.scielo.br no www.scielo.org e no www.periodicos.capes.gov.br sendo que após a leitura dos títulos e dos resumos dessas produções científicas eliminou-se as que não se tratavam do objeto desse estudo, restando assim 2 Artigos Científicos, 1 Tese de Doutorado e 7 Dissertações de Mestrado. Do total de produções científicas apresentadas neste trabalho, acerca do handebol na pedagogia do esporte, podemos afirmar que os estudos/pesquisas em sua totalidade foca questões do ensino-aprendizagem-treinamento, de situações táticas, de jogos, no contexto da escola, de competições esportivas, de categorias de iniciação e de questões culturais.

Referências

-Galatti, L.R. Esporte e clube sócio-esportivo: percurso, contextos e perspectivas a partir de estudo de caso em clube esportivo espanhol. Tese de Doutorado em Educação Física. Faculdade de Educação Física. Unicamp. Campinas. 2010.

-Greco, J.P. O Ensino do Comportamento Tático nos Jogos Esportivos Coletivos: aplicados no Handebol. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas. 1995.

-Mendes, J.C. O processo de Ensino-Aprendizagem-Treinamento do Handebol no estado do Paraná: um estudo da categoria infantil. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. 2006.

-Menezes, R.P. Das situações do jogo ao ensino das fixações no handebol. Motriz. Vol. 17. Núm. 1. p. 39-47. 2011.

-Nery, M.A.C. Grupos Esportivos de Handebol: um estudo sobre a inter-subjetividade. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo. 2003.

-Pasko, V.C. A popularidade do Handebol no contexto escolar e extra-escolar do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado. Universidade Gama Filho. 2005.

-Pinho, S.T.; Alves, D.M.; Greco, J.P.; Schild, J.F.G. Método situacional e sua influência no conhecimento tático processual de escolares. Motriz. Vol. 16. Núm. 3. p. 580-590. 2010.

-Pinho, S.T. Método situacional e sua influência no conhecimento tático processual de escolares. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pelotas. 2009.

-Pinto, V.M. O Jogo como uma Proposta Metodológica para o Ensino e Aprendizagem de Habilidades Motoras Específicas do Handebol. Dissertação de Mestrado. Universidade Metodista de Piracicaba. 2005.

-Ribeiro, P.H. A participação nas competições inter-colegiais de Handebol e o desenvolvimento no Esporte. Dissertação de Mestrado. Universidade Castelo Branco. 2006.

-Uezu, R. Cineantropometria e conhecimento tático de jovens atletas de handebol masculino. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo. 2005.

Publicado
2012-04-09
Como Citar
Navarro, A. C. (2012). Produção cientí­fica Brasileira da Pedagogia do Esporte sobre o handebol. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 3(10). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/118
Seção
Artigos: Edição Especial