Rendimento escolar e Índice de Massa Corpórea de escolares, praticantes e não praticantes de atividade fí­sica extraclasse, no municí­pio de Machadinho, Rio Grande do Sul-2011

  • Evandro Paulo da Silva Programa de Pós Graduação Lato-Sensu da UGF em Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento
Palavras-chave: Rendimento escolar, Atividade física, IMC

Resumo

Objetivo: O estudo tem como propósito comparar rendimento escolar e IMCde escolares do ensino médio entre praticantes e não-praticantes de atividade física extraclasse, Materiais e Métodos: A amostra foi constituída por 80 escolares do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Castro Alves. Os instrumentos utilizados foram: Análise documental (rendimento escolar em nota) e mensuração de massa corporal (em quilogramas) e estatura (em centímetros) para determinação do IMC. Resultados: Quanto ao IMCe desempenho escolar, os escolares que se encontram abaixo do peso/normal obtiveram média de 7,48 ± 0,80 e os escolares com sobrepeso/obeso obtiveram média 7,14 ± 0,76. Quanto à prática de atividade física e desempenho escolar, os escolares praticantes de atividades físicas obtiveram média geral de 7,74 ± 0,66, enquanto os não praticantes obtiveram média geral de 7,11 ± 0,80. Com relação à prática de atividade física e o IMC os resultados obtiveram diferença estatística significativa ao comparar o grupo abaixo do peso e acima do peso. Conclusão: OIMC não apresentou relação estatística significante com o rendimento escolar, pois escolares com índices de massa corpórea baixa/normal ou elevada obtiveram desempenho escolares semelhantes.

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Publicado
2012-04-09
Como Citar
da Silva, E. P. (2012). Rendimento escolar e Índice de Massa Corpórea de escolares, praticantes e não praticantes de atividade fí­sica extraclasse, no municí­pio de Machadinho, Rio Grande do Sul-2011. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 3(10). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/116
Seção
Artigos: Edição Especial