A consciência tática desenvolvida nas equipes de escola que participam do campeonato da Federação Estadual de Futsal na categoria sub 17 no município de Vila Velha - ES
Resumo
Objetivo: O estudo tem como propósito comparar rendimento escolar e IMC de escolares do ensino médio entre praticantes e não-praticantes de atividade física extraclasse, Materiais e Métodos: A amostra foi constituída por 80 escolares do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Castro Alves. Os instrumentos utilizados foram: Análise documental (rendimento escolar em nota) e mensuração de massa corporal (em quilogramas) e estatura (em centímetros) para determinação do IMC. Resultados: Quanto ao IMCe desempenho escolar, os escolares que se encontram abaixo do peso/normal obtiveram média de 7,48 ± 0,80 e os escolares com sobrepeso/obeso obtiveram média 7,14 ± 0,76. Quanto à prática de atividade física e desempenho escolar, os escolares praticantes de atividades físicas obtiveram média geral de 7,74 ± 0,66, enquanto os não praticantes obtiveram média geral de 7,11 ± 0,80. Com relação à prática de atividade física e o IMC os resultados obtiveram diferença estatística significativa ao comparar o grupo abaixo do peso e acima do peso. Conclusão: O IMC não apresentou relação estatística significante com o rendimento escolar, pois escolares com índices de massa corpórea baixa/normal ou elevada obtiveram desempenho escolares semelhantes.
Referências
-Greco, J.P. Iniciação esportiva universal. Belo Horizonte. UFMG. 1998.
-Kroger, C.; Roth, K. Escola da Bola: um ABC para iniciantes nos jogos esportivos. 2ª edição. São Paulo. Phorte. 2005.
-Monteiro Neto, A.; Leite, M.M. Capacidade de jogo e consciência tática: como desenvolver. Efdesportes. Buenos Aires. Ano 11. Núm. 106. 2007.
-Mutti, D. Futsal: iniciação ao alto nível. 2ª edição. São Paulo. Phorte. 2003
-Neves, J.L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisa. São Paulo. Vol. 1. Núm. 3. 1996.
-Santana, W.C. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. Campinas. Autores Associados. 2008.
-Silva, T.A.F.; Rose Junior, D. Iniciação nas modalidades esportivas: A importância da dimensão tática. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo. Ano 4. Núm. 4. 2008.
-Silva, C.D.; Paoli, P.B.; Melo, V.P. O Desenvolvimento do processo de treinamento das ações ofensivas no futebol na categoria infantil. Revista digital Buenos Aires. Ano 11. Núm. 104. 2007.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).