Futebol: contribuição na saúde de adolescentes
Resumo
Surgem as escolas de futebol como uma alternativa para ocupar os adolescentes em pratica esportivas saudáveis. A saúde está relacionada com boa aptidão da resistência muscular localizada, capacidade aeróbica e bons índices de massa corporal. Essa pesquisa direta de campo investiga se o futebol contribui na saúde Física dos adolescentes da escola de Futebol Craques do Futuro da cidade de Três Passos-RS. Foram pesquisados cincoadolescentes de treze até quinze anos que frequentam a escola de futebol e que estão matriculados a mais de dois anos, denominados nesta pesquisa de “alunos antigos” e também cinco adolescentes que estão matriculados a menos de dois meses, denominados de “alunos novos”. Os testes realizados foram de capacidade aeróbica, abdominal, IMC. Os resultados foram os seguintes: A media da capacidade aeróbica dos meninos antigosfoi de 1203 mconsidera regular, já á media dos meninos novos foi de 1015 mconsideradafraca. Na resistência muscular localizada os meninos antigos alcançaram a média de 34,2 abdominaispor min considerado bom, os meninos novos 25,4 considerado regular. A média do índice de massa Corporal nos meninos antigos foi de 19,73 e nos novos foi de 23,76. Concluímos que os resultados alcançados com a pesquisa demonstram que os alunos antigos possuem Resistência Muscular localizada e Aeróbica melhor que os alunos novos, os índices de massa corporal também são mais favoráveis à saúde física, pois estão mais distantes do sobrepeso.
Referências
-Costa, F.C.; Felker, E.M.C.C. Coletania de Futebol de Campo, São Paulo. Manole, 1998.
-Mendes, R.A.; Leite, N. Ginástica laboral: princípios e aplicações práticas. São Paulo. Manole, 2004.
-Lopes, A.A.S.M.; Silva, S.A.P.S. Método Integrado de Ensino no Futebol, São Paulo. Phorte. 2009.
-Rodrigues, E. Futebol para executivos. São Paulo. Verus. 2006.
-Nieman, C.D. Exercícios e saúde: Como se prevenir de doenças usando o exercício como seu medicamento. São Paulo. Manole. 1999.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).