As implicações das abordagens pedagógicas na formação de jogadores de futebol
Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir com renomados autores sobre as abordagens pedagógicas e suas implicações na formação de jogadores de futebol. Algumas modificações recentes nos comportamentos sociais fizeram com que cada vez mais crianças procurem as escolinhas de futebol como meio de iniciação ao esporte. Entretanto alguns professores dessas escolinhas ainda não se atentaram que parase formar jogadores é preciso uma abordagem pedagógica adequada às características específicas do futebol. Ao focarmos nossa abordagem em alguma das exigências estaremos indo em desacordo com a premissa básica de multiplicidade que envolve a formação de um jogador de futebol. Por isso torna-se relevante uma maior discussão sobre essas abordagens e em como elas influenciam na formação do jogador.
Referências
-Freire, J.B. Pedagogia do esporte. In Moreira, W.W; Simões, R. (org). Fenômeno Esportivo no Início de um Novo Milênio. Piracicaba. Unimep. 2000.
-Freire, J.B. Pedagogia do futebol. Campinas: Autores Associado, 2003.
-Garganta, J. Competências no ensino e treino de jovens futebolistas. Lecturas Educación Física y Deportes. Revista Digital. Año8. Núm. 45. 2002.
-Garganta, J. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. In: Oliveira, J.; Graça, A. (org.). O ensino dos jogos desportivos coletivos.2ª edição. Porto. Universidade do Porto. 1995.
-Garganta, J. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. In: Oliveira, J.; Graça, A. (org.). O ensino dos jogos desportivos coletivos.3ª edição. Porto. Universidade do Porto,1998.
-Graça, A.; Oliveira, J. O ensino dos jogos desportivos. 2ª edição. Porto. FCDEF-UP. 1995.
-Greco, P.J.; Benda, R. (org.). Iniciação esportiva universal. Da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Vol.1. Editora Universitária. UFMG. 1998.
-Libâneo, J.C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 6ª edição. São Paulo. Cortez. 2002.
-Naveiras, P. Bases para una articulación pedagogica-didáctica en la iniciación deportiva infantil. Stadium. Buenos Aires. Ano 28. 1994.
-Paes, R.R. Educação Física Escolar: o esporte como conteúdo pedagógico do ensino fundamental. Canoas. Editora ULBRA. 2001.
-Ré, A.H.N. Desempenho de adolescentes no futsal: relações com medidas antropométricas, motoras e tempo de prática. Tese Doutorado Escola de Educação Física e Esporte. Universidade de São Paulo. São Paulo. 2007.
-Reverdito, R.S.; Scaglia, A.J. Pedagogia do esporte: Jogos coletivos de invasão. São Paulo. Phorte. 2009.
-Santos, J.A.R. Preparador Físico: Realidade, logro ou utopia? Revista Horizonte. Lisboa. Vol. 9. Núm. 51. p. 101-112. 1992.
-Scaglia, A.J.; Souza, A. Pedagogia do esporte. In: Comissão de Especialistas-ME. Dimensões Pedagógicas do esporte. Brasília. UNB/CAD. 2004.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).