O efeito da relação das atividades extracurriculares sobre o desempenho escolar de alunos de Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Resumo
Os temas desempenho escolar e atividades extracurricularesrelacionam-se neste estudo para verificar se existe benefício destas atividades perante o desempenho escolar. Como objetivo, foi feita uma comparação entre alunos que participam e não participam de atividades extracurriculares, para verificar as diferenças no desempenho escolar. Foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas, possuindo respostas de múltiplas escolhas a serem mencionadas, além da coleta das notas de todos os alunos do estudo. Verificando que, a maioria participa de algum tipo de atividade extracurricular e todos passam mais de 7 horas no ensino formal, apontando como resultado final que, as atividades extracurriculares não apresentam influência significativa em relação ao desempenho escolar. Buchalla e Menezes Filhoapontamem seus estudos, a importância da permanência de maior tempo do aluno na escola. Outros autores apontam a necessidade de se estabelecer uma tríade entre professor-escola-famíla, pois é neste universo que nossos alunos estão inseridos. Podendo concluir que,independentemente das atividades serem curriculares ou extracurriculares, os alunos devem estar bem envolvidos com a escola, sendo que, este aluno seja envolvido num contexto dinâmicoe constante.
Referências
-Almeida, R. Atividade Extracurriculares Beneficiam Alunos e Professores. 33ª edição. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=954. [s.d.].
-Almeida, R. Música e Teatro Auxiliam na Superação de Desafios. 33ª edição. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=955. [s.d.].
-Almeida, R. Atividades Extras Melhoram Desempenho de Alunos. 33ª edição. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=956. [s.d.].
-Buchalla, A.P. Por Que Cursos Extracurriculares São Importantes?http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/atividades-extras-618810.shtml. 2011.
-Capellini, S.A.;Tonelotto, J.M.F.; Ciasca, S.M. Medidas de Desempenho Escolar: Avaliação Formal e Opinião de Professores. Campinas. Revista de Estudos e Psicologia. Vol.21. Num.2. p.79-90.2004.
-Martinelli, S.C.; Genari, C.H.M. Relação Entre Desempenho Escolar e Orientações Motivacionais. Campinas. Revista de Estudos de Psicologia. Vol. 14. Num. 1. p. 13-21. 2009.
-Menezes Filho, N. Determinantes do Desempenho Escolar do Brasil. São Paulo. Instituto Futuro Brasil, Ibmec-SP e FEA-USP.2007.http://www.cepe.ecn.br/seminarioiv/download/menezes_filho.pdf.
-Pastura, G.M.C.; Mattos, P.; Araújo, A.P.Q.C. Desempenho Escolar e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. São Paulo. Revista de PsiquiatriaClínica.Vol. 32. Núm.6. p.324-329 .2005.
-Peres, C.M.; Andrade, A.S. Atividades Extracurriculares: Representações e Vivências Durante a Formação Médica. São Paulo. Livro de Artigos. Tomo II. p. 153-163. 2005.
-Rosa, C.L.L.; Santos, D.T.; Drews. R.; Sawitzki, R.L. Atividades Extracurriculares Desenvolvidas Junto a uma Escola Estadual de Educação Básica do Município de Santa Maria, RS Através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID. Buenos Aires. Revista Digital EFDesportes.com. Ano 16. Num. 155. 2011.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).