Nível de desempenho técnico-tático de uma equipe juvenil de futsal feminino de caçador
Resumo
O futsal feminino vem em uma constante crescente. Partindo disso, para que essa evolução continue nessa grande ascendência, os níveis técnicos e táticos das atletas devem estar aflorados. Partindo disso, o presente estudo teve como objetivo principal verificar o nível de desempenho técnico-tático de jovens atletas de futsal feminino de Caçador-SC da categoria sub-16. Foi realizada uma pesquisa de campo com 13 atletas de futsal feminino de Caçador-SC de 14 a 16 anos, com idade média de 15,2 anos, que participaram da fase seletiva dos Jogos da Juventude de Santa Catarina (OLESC). O nível de desempenho das atletas foi avaliado no ambiente de jogo formal por meio do Instrumento de Avaliação do Desempenho Técnico-Tático Individual (IADFutsal) adaptado, após filmagem de dois jogos da equipe na competição. A equipe apresentou um bom nível de assertividade nos fundamentos passe e recepção. Nos desarmes, pode-se perceber que a maior ocorrência foi para recuperar ou tirar a bola. Em relação às finalizações a equipe construiu boas oportunidades de gol, porém a concretização em gol apresentou uma média baixa. Sendo assim, através da análise técnico-tático pode-se perceber que a equipe sub16 de Caçador precisa melhorar os níveis de conversão em gols, apesar de taticamente conseguir cumprir suas funções dentro da partida.
Referências
-Apolo, A. Futsal: Metodologia e Didática na Aprendizagem. São Paulo. Phorte. 2004.
-Bello, N.; Alves, U. S. Futsal: conceitos modernos. São Paulo. Phorte. 2008.
-Ferreira, R. L. Futsal e a iniciação. 6ª edição. Rio de Janeiro. Sprint. 2002.
-Marconi, M. D. A.; Lakatos, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3ª edição. São Paulo. Atlas. 1996.
-Rodrigues, D. C.; Paulo, V. C.; Liberali, R.; Almeida, R. Comparação do perfil de atletas e não atletas de futsal adolescentes de escolas no Rio Grande do Sul e Paraná. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 2. Num. 4. p. 37-41. 2010.
-Schroeder, R. Intervenções pedagógicas no âmbito das escolinhas de futsal. Monografia. Curso de Educação Física em Bacharelado. UNIDAVI. Centro Universitário Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí. Rio do Sul. 2014.
-Voser, R. C.; Giusti, J. G. O futsal e a escola: uma perspectiva pedagógica. Porto Alegre: Artmed. 2002.
-Saad, M. A.; Nascimento, J. V.; Milistetd, M. Nível de desenvolvimento técnico-tático de jovens jogadores de futsal, considerando a experiência esportiva. Revista da Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. Vol. 24. Num. 4. p. 535-544. 2013.
-Saad, M. A. Estruturação das sessões de treinamento técnico-tático nos escalões de formação do Futsal. Dissertação de Mestrado em Educação Física: Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física. Centro de Educação Física e Desporto. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2002.
-Santana, W. C.; Garcia, O. B. A incidência do contra-ataque em jogos de futsal de alto rendimento. Revista Pensar a Prática. Num. 10/1. p.153-162. 2007.
Copyright (c) 2022 Bruna Rafagnin Calderan, Rodolfo Machado de Souza Segundo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).