Um olhar mercadológico sobre futebol feminino no Brasil: análise dos resultados dos times entre os anos 2017 a 2019
Resumo
O futebol é um esporte com inúmeras possibilidades de exploração econômica e que movimenta um diversificado mercado. No entanto, apesar dos bons resultados em campo, para o futebol feminino, ainda existem disparidades em relação a resultados financeiros e mercadológicos. Desse modo, é de extrema importância compreender as relações entre os fatores e resultados práticos, técnicos e de mercado para obtenção de maior valorização, estrutura e visibilidade do esporte feminino. Para o estudo, foi realizada uma pesquisa de planejamento estratégico mercadológico de cunho quantitativo descritivo através do modelo ABC, onde foram analisados os times femininos que disputaram o campeonato brasileiro A1. As técnicas amostrais utilizadas foram os resultados de gols nos anos de 2017 a 2019 publicados pela CBF (2020). Foi utilizado o software Excel de análise estatística. Dentre os 10 times analisados, apenas 3 deles (Foz Cataratas com -24, Vitória com -73 e São Francisco com -88) apresentam saldos de gols negativos no período estudado. No entanto, as médias de gols feitos durante o período são próximas, tendo a maior, São Francisco (1,39) e a menor, São José (0,88). Os times São Francisco (5,22) e Corinthians (0,25) tem maior e menor média de gols sofridos, respectivamente. A média de gols indicou Kindermann de Santa Catarina com 1,31 e São Francisco com 6,61. A análise mostrou eficaz para a identificação das médias de gols entre os 10 primeiros colocados no ranking da CBF e para a aferição percentual relativa do impacto do saldo de gols e taxas de crescimento.
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