Importância do Método Situacional para o ensino dos Esportes Coletivos

  • Marí­lia Suzy Ferreira de Queiroz Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória (UFPE-CAV), Vitória de Santo Antão-PE, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4692-8042
  • Darley Severino Cardoso Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória (UFPE-CAV), Vitória de Santo Antão-PE, Brasil.
  • Raphaella Christine Ribeiro de Lima Faculdade de Comunicação e Turismo de Olinda (FACOTTUR), Olinda-PE, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8951-8732
  • Iberê Caldas Souza Leão Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória (UFPE-CAV), Vitória de Santo Antão-PE, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0457-2535
Palavras-chave: Esporte, Metodologia, Método situacional, Aprendizagem, Cognição

Resumo

O método situacional (MS) tem sido eficaz para o desenvolvimento da capacidade tática e técnica dos atletas, estimulando processos cognitivos como: percepção, tomada de decisão, aprendizagem, entre outros. Objetivou-se identificar e discutir a utilização do MS e sua importância para aprendizagem dos esportes coletivos (EC). O estudo trata-se de uma revisão de literatura, onde se utilizou as bases de dados: Bireme, Pubmed e Scielo. Selecionaram-se estudos em português e inglês, utilizando os termos: esporte coletivo, métodos de ensino, método situacional e ensino do esporte. Após identificar e discutir a importância do MS para aprendizagem dos EC identificou-se que este é um modo eficaz para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem e treinamento. Faz-se necessária aprendizagem de todos os métodos de ensino, e aprofundar o conhecimento concernente ao MS; sua aplicabilidade propiciará um entendimento maior do jogo e, consequentemente, aumento da eficácia do atleta.

Biografia do Autor

Marí­lia Suzy Ferreira de Queiroz, Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória (UFPE-CAV), Vitória de Santo Antão-PE, Brasil.

Student of the Bachelor of Physical Education course CAV - UFPE.

Raphaella Christine Ribeiro de Lima, Faculdade de Comunicação e Turismo de Olinda (FACOTTUR), Olinda-PE, Brasil.

Teacher at the Faculty of Communication and Tourism of Olinda - FACOTTUR.

Iberê Caldas Souza Leão , Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória (UFPE-CAV), Vitória de Santo Antão-PE, Brasil.

Teacher at the Academic Center of Vitória - CAV - UFPE.

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Publicado
2021-05-09
Como Citar
Queiroz, M. S. F. de, Cardoso, D. S., Lima, R. C. R. de, & Leão , I. C. S. (2021). Importância do Método Situacional para o ensino dos Esportes Coletivos. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 12(50), 624-628. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1054
Seção
Artigos: Edição Especial