Transição Júnior-Sênior em Jogadores de Elite do Futebol Português
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a trajetória de carreira na transição júnior-sênior dos jogadores que disputaram a 1ª Divisão do Campeonato Nacional de Sub-19 de Portugal, entre as épocas desportivas 2015/2016 e 2018/2019. Participaram no estudo 1226 atletas do sexo masculino. Tendo em consideração o contexto competitivo da última época como júnior e a primeira época como sênior, estes foram distribuídos por diferentes categorias, i.e.: Equipa Sênior do Clube; Equipa B; LigaPro; Campeonato de Portugal; Competição Distrital; Liga Revelação; Equipa Estrangeira; ou Abandono da Modalidade. A base de dados foi construída com suporte nas informações disponibilizadas em www.zerozero.pt. Foram determinadas as frequências absolutas e relativas e, adicionalmente, foi feita a comparação entre Zona Norte e Zona Sul. Os resultados sugerem que a maioria dos jogadores portugueses sub-19 de elite não permanece em equipas de elite após a transição para o escalão sênior, destacando-se ainda que 131 atletas (11%) abandonaram a prática desportiva. Assim, estudos futuros devem também investir na identificação das variáveis explicativas do drop-out na transição júnior-sênior.
Referências
-Bruner, M.; Munroe-Chandler, K.; Spink, K. Entry into Elite Sport: A Preliminary Investigation into the Transition Experiences of Rookie Athletes. Journal of Applied Sport Psychology. Vol. 20. p. 236-252. 2008.
-Chamorro, J.; Torregrosa, M.; Oliva, D.; Calvo, T.; León, B. Future Achievements, Passion and Motivation in the Transition from Junior-to-Senior Sport in Spanish Young Elite Soccer Players. The Spanish Journal of Psychology. Vol. 19. p. 1-12. 2017.
-Drew, K.; Morris, R.; Eubank, M.; Tod, D. A Meta-Study of Qualitative Research on the Junior-to-Senior Transition in Sport. Psychology of Sport & Exercise. Vol. 45. p. 1-20. 2019.
-Gomes, R.; Domingues, M. Transição dos Atletas na Carreira Desportiva: Da Teoria à Avaliação. Motricidade. Vol. 12. p. 159-173. 2014.
-Hollings, S.; Mallett, C.; Hume, P. The Transition from Elite Junior Track-and-Field Athlete to Successful Senior Athlete: Why Some Do, Why Others Don't. International Journal of Sports Science & Coaching. Vol. 9. Num. 3. 2014. p. 457-471.
-Jones, R.; Mahoney, J.; Gucciardi, D. On the Transition into Elite Rugby League: Perceptions of Players and Coaching Staff. Sport, Exercise and Performance Psychology. Vol. 3. p. 28-45. 2014.
-Lorenzo, A.; Borrás, P.; Sánchez, J.; Jiménez, S.; Sampedro, J. Career Transition from Junior to Senior in Basketball Players. Revista de Psicología del Deporte. 18. p. 309-312. 2009.
-Morris, R.; Todd, D.; Oliver, E. An Investigation into Stakeholders’ Perceptions of the Youth-to-Senior Transition in Professional Soccer in the United Kingdom. Journal of Applied Sport Psychology. p. 1533-1571. 2016.
-Sánchez, M.; Pérez, L. Factores que Influyen en el Ascenso a la Máxima Categoría de Jugadores de Baloncesto. Cuadernos de Psicología del Deporte. Vol. 14. Num. 3. p. 67-74. 2014.
-Silva, P. O Desenvolvimento e as Transições da Carreira Atlética dos Jogadores de Futebol de Elite: Estudo de Caso num Contexto de Seleção Nacional. Dissertação de Mestrado. FMH-UL. Cruz-Quebrada. 2016.
-Stambulova, N.; Franck, A.; Weibull, F. Assessment of the Transition from Junior-toSenior Sports in Swedish Athletes. International Journal of Sport and Exercise Psychology. p. 1-17. 2012.
Copyright (c) 2021 José Dias, LuÃs Miguel Massuça
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).