Análise do desempenho tático de jogadores de futebol sub-17
Resumo
O presente estudo, tem como objetivo analisar o desempenho tático de jogadores de futebol da categoria sub 17 nas diferentes fases do jogo. A pesquisa foi realizada com 24 jovens atletas da categoria sub 17 de um clube de futebol amador de uma cidade da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. O estudo caracterizou-se como descritivo de caráter quantitativo. Como instrumento para análise de dados do desempenho tático processual utilizou-se o sistema FUT-SAT, empregou-se na análise do desempenho tático processual a estatística descritiva (frequência, percentual, média e desvio padrão) e a inferencial (teste Qui-quadrado), com nível de significância de 5%. Para a realização destas análises recorreu ao software Statistical Package for Social Science (SPSS). Com base nos dados encontrados, concluiu-se que os atletas meio-campistas têm maiores ações dos princípios táticos ofensivos, assim como, os defensores nos princípios táticos defensivos. Pode se inferir também, que os principais princípios táticos ofensivos desenvolvidos foram a Penetração pelos atacantes e os defensivos a Contenção pelos defensores.
Referências
-Barbanti, V.J. Dicionário de Educação Física e Esporte. Barueri. Manole. 2003.
-Costa, I. T.; Garganta, J.; Greco, P.J.; Mesquita, I. Princípios táticos do jogo de futebol: conceitos e aplicação. Motriz. Vol. 15. Núm. 3. p. 657-668. 2009.
-Costa, I. T. Análise do Comportamento Tático de Jogadores de Futebol através da aplicação do Teste “Gr3-3Gr”, em dois períodos de jogo distintos. Revista Brasileira de Futebol. Vol. 2. Núm. 2. p. 3-11. 2009.
-Costa, I. T.; Garganta, J.; Greco, P.J.; Mesquita, I.; Maia, J. Sistema de avaliação tática no Futebol (FUT-SAT): Desenvolvimento e validação preliminar. Motricidade. Vol. 7. Núm. 1. p. 69-84. 2011.
-Rocha, H. P. A.; Bartholo, T. L.; Melo, L.B.S.; Soares, A. J. G.; Jovens esportistas: profissionalização no futebol e a formação na escola. Motriz: Rev. Educ. Fis. Vol.17. Núm. 2. 2011.
-Silva, R. N. B. Desempenho tático de jogadores sub-15 do São Paulo Futebol Clube a partir do teste Fut-Sat. Educación Física y Deporte. Vol. 34. p. 181-199. 2015.
-Duprat, E. Enseigner le football em milieu scolaire (collèges, lycées) et au club. Paris. Editions ACTIO. 2007.
-Frade, V. Entrevista. In Periodização Tática vs Periodização Tática. MBF. 2013.
-Garganta, J. Conocimiento y acción en el fútbol. Tender un puente entre la táctica y la técnica. Revista de Entrenamiento Deportivo. Vol. 15. Núm. 1. p. 15-23. 2001.
-Garganta, J. Competências no ensino e treino de jovens futebolistas. Revista Digital. Buenos Aires. Año 8. Núm. 45. 2002.
-Garganta, J. Modelação táctica em jogos desportivos - A desejável cumplicidade entre pesquisa, treino e competição. In: Tavares, F.; Graça, A.; Garganta, J.; Mesquita, I. (Editores) Olhares e contextos da performance nos jogos desportivos. Universidade do Porto. Faculdade de Desporto. 2008.
-Giacomini, D.S. Comparação do conhecimento tático processual em jogadores de futebol de diferentes categorias e posições. Rev. Port. Desp. Vol. 8. Núm. 1. p. 126-136. 2008.
-Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª edição. São Paulo. Atlas. 2008.
-Greco, P. J. Conhecimento tático-técnico: eixo pendular da ação tática (criativa) nos jogos esportivos coletivos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol. 20. p. 210-212. 2006.
-Machado, J.C. Eficácia ofensiva e variabilidade de padrões de jogo em futebol. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol. 27. Núm. 4. 2013.
-Oliveira, G. J. Conhecimento Específico em futebol. Contributos para a definição de uma matriz dinâmica do processo de ensino-aprendizagem/treino do jogo. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Ciências do Desporto
e de Educação Física da Universidade do Porto. Portugal. 2004.
-Reverdito, R. S.; Scaglia, A. J. A Gestão do processo organizacional do jogo: uma proposta metodológica para o ensino dos jogos coletivos. Motriz. Vol. 13. Núm. 1. p. 51-63. 2007.
-Sanfey, G. A. New directions in studies of judgmentet and decision making. Curr. Directions Psychological Sci. Decision Neuroscience. Vol. 16. p. 151-155. 2007.
-Souza, C. R. B. C. Quais comportamentos táticos de jogadores de futebol da categoria sub-14 podem melhorar após 20 sessões de treino?. Rev. Bras. Ciênc. Esporte. Vol. 36. Núm. 1. p. 71-86. 2014.
Copyright (c) 2021 Any Gracyelle Brum dos Santos, Andrey Piegas Piffero, Douglas Lubas Rodrigues, Thais de Lima dos Santos, Phillip Vilanova Ilha
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).