Feedback extrínseco e sua expressão no futebol de base
Resumo
Introdução e Objetivos: O feedback é considerado uma das mais importantes ferramentas no processo de gestão de ensino de técnica e de tática na área dos esportes coletivos. Apresenta-se como objetivo geral deste trabalho, analisar as formas de expressão do feedback extrínseco entre treinadores que atuam no futebol de base. Materiais e Métodos: O estudo realizado é do tipo qualitativo, de corte transversal e se caracteriza por uma pesquisa descritiva exploratória, sendo a investigação realizada com seis treinadores, que atuam nas categorias de base de dois grandes clubes federados da cidade de Porto Alegre-Rio Grande do Sul. através de uma entrevista semiestruturada, abordando cinco questões abertas. Discussão: Após análise das entrevistas, verificou-se que os treinadores valorizam o feedback extrínseco no processo de ensino-aprendizagem-treinamento. Sendo que os profissionais entrevistados, a utilização dessa ferramenta deve ocorrer com uma dosagem correta, de forma clara e adequada à faixa etária. Em quase sua totalidade, os entrevistados afirmam que a transmissão de informações assume maior importância em categorias mais novas e/ou em estágios iniciais de treinamento. Analisando a diferença de aplicação, levando em consideração qualidades técnicas e táticas, encontramos divergências de concepções, pois alguns treinadores afirmam utilizar o feedback para todo o grupo de atletas, no entanto outros admitem fazer o uso em maior escala aos atletas titulares. Resultados e Conclusão: O estudo parece revelar que cada treinador tem sua linha de trabalho, não seguindo necessariamente uma proposta de instrução, relativamente ao feedback extrínseco, advinda do clube em que atuam profissionalmente.
Referências
-Carravetta, E.S.P. O jogador de futebol: técnicas, treinamento e resistência. Porto Alegre. Mercado Aberto. 2001.
-Chiviacowsky, S.; e colaboradores. Conhecimento de resultados auto-controlado: efeitos na aprendizagem de diferentes programas motores generalizados. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Porto. Vol.9. Num.2-3. 2009.
-Fonte, P.J.; Natal, A. Avaliação e controle do treino em futebol. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Porto. 2006.
-Magalhães, A.E.; Navarro, A.C. Efeitos do feedback extrínseco na aprendizagem de uma habilidade motora nova no futebol. Monografia. Faculdade de Educação Física da Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro. 1998.
-Moraes, C.R.; Varela, S. Motivação do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem. Revista Eletrônica de Educação. Ano I. Num. 1. 2007.
-Piekarzievcz, L.E.; Campos, W. Efeitos do feedback extrínseco aumentado no processo de aprendizagem de uma habilidade motora fechada. Dissertação de Mestrado em Educação Física. Escola de Educação Física-UFPR. Curitiba. 2004.
-Sá, R.N.; Vargas, R. Feedback extrínseco na performance técnica do futsal. Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da PUCRS. Porto Alegre. Vol.4. Num.1. 2011.
-Schmidt, R.A. Aprendizagem e performance motora: dos princípios a prática. São Paulo. Movimento. 1993.
-Ugrinowitsch, H.; e colaboradores. Frequência de feedback como um fator de incerteza no processo adaptativo em aprendizagem motora. Revista Brasileira de Ciências e Movimento. Vol. 11. Núm. 2. p.41-47. 2003.
-Weinberg, R.S.; Gould, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. trad. Maria Cristina Monteiro. 2ª edição. Porto Alegre. Artmed Editora. 2001.
Copyright (c) 2022 Rodrigo Carlet, Marcos Xavier de Andrade, Manoel Eduardo do Prado Shamah, José Cícero Moraes, Rogério da Cunha Voser
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).