Sarriá 82: o que faltou ao Futebol arte
Resumo
Procuramos aqui fazer uma análise sobre o livro Sarriá 82: O que faltou ao futebol arte, do jornalista Renato Zanata junto com o colecionador de jogos Gustavo Roman. Temos o objetivo de desmascarar alguns mitos existentes na historia do esporte brasileiro, especificamente o Futebol, aproveitando o trabalho aqui analisado. Esse esporte, a maior paixão do povo brasileiro, o mais praticado de todo o mundo, não apenas neste século, mas desde o século passado. Podemos dizer que no final da década de 50, até o início dos anos 80, o Brasil teve os melhores jogadores do mundo, o que trouxe ao brasileiro um complexo de superioridade e de "já ganhou" nos eventos que iria disputar. Consequentemente, com algumas derrotas ao longo da história, surgiram vilões, responsáveis e "bode expiatórios". Exemplos, Barbosa em 1950 e Toninho Cerezo em 1982. Muito mais fácil colocar a culpa de uma derrota em um cidadão que não é bonito, de cor escura e de bigode, em vez de lançar sobre um treinador com outro perfil, mais simpático e carismático, mas que comandava o time da forma como queria, sem ouvir ninguém e recusar um empate por puro orgulho, não somente seu como também representando a sensação de um povo, ou de sua maior parte.
Referências
-Roman, G.; Zanata, R. Sarriá 82: O que faltou ao futebol arte? Rio de Janeiro.Ma quinária. 2012.
Copyright (c) 2020 José Dantas de Sousa Junior
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).