Prevalência do componente cognitivo nas sessões de treinamento de futebol nas categorias sub-15
Resumo
Introdução: No futebol, as capacidades táticas e os processos cognitivos são requisitos essenciais para o bom desempenho esportivo. Portanto, espera-se que tais requisitos sejam explorados nos treinamentos. Objetivo: Verificar a prevalência do componente cognitivo nas sessões de treinamento de clubes da categoria sub-15 de Curitiba-PR. Materiais e Métodos: Foram avaliadas três equipes, selecionadas intencionalmente. Na coleta de dados foi utilizado o instrumento denominado protocolo de análise das sessões de treinamento aplicado e adaptado ao futebol, segmentado nas categorias: "conversa com o treinador", "atividade inicial 1 e 2", "treino físico", "treino técnico", "treino tático 1, 2 e 3" e "jogo formal". Para as análises foram selecionadas "atividade inicial 1 e 2" e "treino tático 1, 2 e 3"; pois são nestas categorias que o protocolo permite a exploração do contexto cognitivo. Cada equipe teve cinco sessões de treino observadas (n=5). A análise dos dados foi realizada através do programa Statistical Package for the Social Science (SPSS) for Windows, versão 20.0, por meio da estatística descritiva (média e desvio padrão). Resultados: Observou-se que o componente cognitivo é pouco explorado; pois nas "atividades iniciais 1 e 2", em apenas 13,3% das oportunidades tal componente foi trabalhado. Com respeito ao "treino tático 1", apenas 6,7% das oportunidades o componente cognitivo foi incorporado na rotina da sessão. Enquanto no "treino tático 2 e 3", não houve propostas de treino cognitivo. Conclusão: Verificou-se uma pobre exploração do componente cognitivo na rotina de treinamentos das categorias de base de clubes de futebol de Curitiba-PR.
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