Análise da influência de ações técnico-táticas no desempenho de equipes de Futsal através do Scout
Resumo
Introdução: O scout é relatório com diversos dados, números e observações que fornecem um feedback sobre situações que ocorrem durante toda a partida e que vêm sido utilizada no futsal. É uma ferramenta que pode auxiliar a comissão técnica a observar o desempenho da equipe através dessas estatísticas, sendo assim, se a comissão técnica souber utilizar esses dados, poderão usá-los em prol da melhoria do desempenho da equipe. Objetivo: O objetivo dessa pesquisa é analisar se um melhor desempenho das ações técnico-táticas coletadas através do scout resulta na vitória de uma equipe no futsal e qual ação técnico-tática pode influenciar e ser determinante para a vitória de uma equipe. Materiais e Métodos: Foram analisados por vídeo, 28 jogos do Campeonato Paulista de Futsal, sendo feito o scout de todos esses jogos através de uma planilha com as ações técnico-táticas e um aplicativo para a coleta da posse de bola. As variáveis analisadas foram: posse de bola, finalizações e desarme. Resultado: Após a análise vimos que as equipes que ganharam as partidas tiveram um maior número de desarmes: 27,2±3,9, e um número maior de finalizações: 18,6±5,1, porém não tiveram um número maior de posse de bola: 49,40%±6,70%, em relação as equipes que perderam, que tiveram um número de desarmes: 22,3±4, de finalização: 14,9±3,6 e de posse de bola: 50,60%±6,70%. Conclusão: Contudo, podemos concluir que, as ações técnico-táticas, finalização e desarme, podem ser as ações que mais influenciam na vitória de uma equipe numa partida de futsal. Já a posse de bola, não mostrou influência significativa no desempenho positivo das equipes, podendo não ser um fator de suma importância no futsal.
Referências
-Cunha, S. A.; Binotto, M.R.; Barros, R.M.L. Análise da variabilidade na medição de posicionamento tático no futebol. Revista paulista de educação física. São Paulo. Vol.15. p.111-116. 2001.
-Duarte, R. Análise da utilização da posse de bola durante o processo ofensivo no futsal. Contributo para a determinação da Eficiência Colectiva. Motri. Santa Maria da Feira. Vol. 4. Núm. 2. p. 77-82. 2008.
-Hernández Moreno, J. Análisis de las estructuras del juego deportivo. 2ª edição. Barcelona. Inde Publicaciones. 1998.
-Leitão, R.A.A. Análises Qualitativas e Quantitativas para Verificação e Modulação de Padrões e Sistemas Complexos em Jogos. Conexões. Vol. 2. Núm. 2. 2004.
-Miloski, B.; Pinho, J.; Freitas, C.; Marcelino, P.; Arruda, A. Quais ações técnico-táticas realizadas durante as partidas de futsal podem discriminar o resultado de vitória ou derrota? Revista Brasileira de Educação Física
e Esporte. Vol. 28. Núm. 2. p. 203-209. 2014.
-Oliveira, L. L.; Tamanini, L.; Dornelles, R. F. M.; Brancher, E. A. A relação entre o número de finalizações, passes e desarmes de bola com o resultado final em jogos de Futsal. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 10. Núm. 37. p. 221-227. 2018.
-Pereira, J.L. Correlação entre desempenho técnico e variáveis fisiológicas em atletas de futebol. Dissertação de Mestrado em Educação Física. UFPR. 2008.
-Petreça, D.R.; Garcia, M. C.; Petreça, L. E.; Colvero, S.; Flores, A. Análise de scout de uma equipe profissional de futsal no campeonato catarinense. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 9. Núm. 34. p.265-272. 2017.
-Pittoli, T. E. M. Scout no futsal: o que os números mostram sobre o jogo. TCC. Rio de Janeiro. 2008.
-Santana, W.C. A incidência de contra-ataque em jogos de futsal de alto rendimento. Pensar a Prática. Vol. 10. Núm. 1. p. 153-162. 2007.
-Santos, F. O índice de aproveitamento dos contra-ataques é superior aos das jogadas ofensivas de posse de bola. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 3. Núm. 7. p. 37-44. 2011.
-Silva, P.M.M.O. A análise do jogo em Futebol. Um estudo realizado em clubes da Liga Betandwin.com. Dissertação de Mestrado. Lisboa: FMH-UTL. 2006.
-Vendite, C.C.; Vendite, L.L.; Moraes, A.C. Scout No Futebol: Uma Ferramenta para a Imprensa Esportiva In Congresso brasileiro de ciências da comunicação. Rio de Janeiro, UERJ. Trabalho apresentado ao NP 18 -
Comunicação e Esporte. do V Encontro dos Núcleos de pesquisa da Intercon. p. 1-10. 2005.
Copyright (c) 2020 Matheus Vazquez Nascimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).