Futebol: a importância da mídia na popularização e no imaginário do brasileiro

  • Agnaldo Kupper Universidade Estadual Paulista, (UNESP), Campus de Assis, Assis-SP, Brasil
Palavras-chave: Futebol, Imaginário, Mídia

Resumo

Na transição da sociedade brasileira para uma vida urbana, o futebol ganhou proporção de esporte identificador de grupo através da expansão do espaço público. No processo de urbanização, ruas foram sendo habitadas e os encontros sociais foram se tornando mais frequentes. Neste sentido, o até então esporte das elites, tornou-se uma das principais atividades de lazer da população, acarretando novos comportamentos. É importante que se reflita sobre o papel da imprensa esportiva na formação da identidade nacional e na construção da memória através do resgate de imagens, fatos, éxitos e fracassos, até porque a ação da imprensa esportiva forma tradições através de apropriações do passado.

Biografia do Autor

Agnaldo Kupper, Universidade Estadual Paulista, (UNESP), Campus de Assis, Assis-SP, Brasil

Professor; historiador; escritor; mestre e doutorando na área de História e Sociedade (Unesp)

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Publicado
2019-02-17
Como Citar
Kupper, A. (2019). Futebol: a importância da mídia na popularização e no imaginário do brasileiro. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 11(43), 291-300. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/755
Seção
Artigos Científicos - Opinião