Futebol: a importância da mídia na popularização e no imaginário do brasileiro
Resumo
Na transição da sociedade brasileira para uma vida urbana, o futebol ganhou proporção de esporte identificador de grupo através da expansão do espaço público. No processo de urbanização, ruas foram sendo habitadas e os encontros sociais foram se tornando mais frequentes. Neste sentido, o até então esporte das elites, tornou-se uma das principais atividades de lazer da população, acarretando novos comportamentos. É importante que se reflita sobre o papel da imprensa esportiva na formação da identidade nacional e na construção da memória através do resgate de imagens, fatos, éxitos e fracassos, até porque a ação da imprensa esportiva forma tradições através de apropriações do passado.
Referências
-Aguiar, R.C. Almanaque da Rádio Nacional. Rio de Janeiro. Casa da Palavra. 2007.
-Almeida, A. D.; Micelli, M. Rádio e futebol: gritos de Gol de Norte a Sul. II Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho. Florianópolis. 2004.
-Antunes, F. M. Com o brasileiro não há quem possa: futebol e identidade nacional em José Lins do Rego, Mário Filho e Nelson Rodrigues. São Paulo. UNESP. 2004.
-Barbero, J. M.; Rey, G. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo. Editora Senac-SP. 2004.
-Bourdieu, P. Sobre a televisão. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor. 1997.
-Cabral, Sérgio. No tempo de Ary Barroso. Rio de Janeiro. Lumiar. 1993.
-Cardoso, T.; Rockmann, R. O marechal da vitória: uma história de rádio, tv e futebol. São Paulo. A Girafa Editora. 2005.
-Castoriadis, C. A instituição e o imaginário. Primeira Abordagem. In: A instituição imaginária da sociedade.3ª edição. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1982.
-Coutinho, R.S. Um Flamengo grande, um Brasil maior ainda: o Clube de Regatas do Flamengo e a construção do imaginário político nacionalista popular (1933-1955). Rio de Janeiro: 7Letras. 2014.
-Crepaldi, D D. A participação da Rádio Nacional na difusão do futebol no Brasil nas décadas de 1930 e 1940. Dissertação de Mestrado. Brasília. Universidade de Brasília. 2009.
-Heller, A. Sociologia de la vida cotidiana. Barcelona.Península.1977.
-Massi, D. In: Gilberto Agostino. Vencer ou morrer: futebol, geopolítica e identidade nacional. Rio de Janeiro. Faperj/Mauad. 2002.
-Mattos, S. História da televisão brasileira: uma visão econômica, social e Política. 5ªedição. Petrópolis. Vozes. 2010.
-Mazzoni, T. História do futebol no Brasil. SP. Leia. 1950.
-Meihy, J.C.S. B. Futebol e cultura: Coletânea de estudos. São Paulo. Imprensa Oficial.1982.
-Moraes, J.G.V. Cidade e cultura urbana na Primeira República. São Paulo.Atual.1994.
-Nogueira, A. Bola na rede. Rio de Janeiro. José Olympio. 1974.
-Schinner, C.F. Manual dos locutores esportivos. São Paulo. Panda. 2004.
-Sevcenko, N. Orfeu Extático na Metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo. Cia. das Letras. 1992.
-Silva, M.R. Mil e uma noites de futebol. O Brasil moderno de Mário Filho. Belo Horizonte.UFMG. 2006.
-Wisnik, J.M. Veneno Remédio -o futebol e o Brasil. São Paulo. Cia. das Letras. 2008.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).