Comparação do desempenho de fundamentos técnicos em crianças de diferentes faixas etárias no Futsal
Resumo
A faixa etária e o tempo de prática dos alunos da modalidade futsal podem interferir no nível de aprendizado e consequentemente no desempenho de habilidades motoras dos fundamentos técnicos de crianças dos anos iniciais no ensino fundamental. O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho de fundamentos técnicos no futsal em crianças de diferentes faixas etárias dos anos iniciais no ensino fundamental. 16 crianças foram divididas em grupos de estudantes do segundo ano (G1) e do quarto ano (G2) do ensino fundamental. Ambos grupos foram avaliados pelo teste Skills, adaptado ao futsal. Foram obtidas e comparadas a idade, massa corporal, estatura, condução de bola, domínio de bola, precisão do chute e precisão de passe. O estudo apresentou diferenças significativas apenas nas variáveis de idade e de massa corporal (p < 0,05). Nas demais variáveis, não houve diferenças significativas (p > 0,05). O desempenho de fundamentos técnicos foi similares em crianças de diferentes faixas etárias do ensino fundamental.
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