Tomada de decisão no Futebol Sete: uma análise sobre o último passe e a finalização
Resumo
A tomada de decisão vem sendo um aspecto cada vez mais influente nas diversas situações proporcionadas pelo futebol. Uma melhor percepção situacional antecede a qualidade de execução dos fundamentos, ou seja, as decisões tomadas interferem consequentemente no desempenho das equipes. O objetivo deste trabalho é analisar a tomada de decisão e as ações técnicas dos jogadores de futebol sete durante o último passe (UP) e finalização (F). Foram observadas as videogravações de oito jogos disputados por duas equipes de futebol sete (A e B) em uma competição no estado do RS. Os dados foram coletados através de um scout técnico. Os resultados evidenciaram o UP mais utilizado pela equipe A (CB com 64,15%), e equipe B (CB com 66,10%). A F mais utilizada, equipe A (CD com 86,42%) e equipe B (CD com 76,29%). As F terminadas em gols da equipe A 16,05%, equipe B 15,46%, e as ações conjuntas que terminaram em gols da equipe A (último passe CB e finalização com CD 61,54%) e equipe B (último passe CB e finalização com CD 46,67%). Observa-se ainda uma carência de informações científicas sobre o futebol sete, contudo estes parâmetros corroboram com os autores de estudos sobre o futebol onze, contribuindo assim para a conscientização dos atletas sobre a qualidade das suas decisões. Conclui-se que as variáveis contribuem para identificação, exposição, e avaliação das decisões técnicas, servindo também como aplicação para o planejamento técnico-tático dos treinadores e aprimoramento da tomada de decisão de seus jogadores.
Referências
-Alves, C. J. R. Estudo das ações ofensivas que antecedem o golo: análise do campeonato do mundo de futebol de Sub 20. Dissertação de mestrado. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. 2016.
-Campos, N. M. O. Futebol: Análise quantitativa e qualitativa das ações de recuperação da posse de bola e uma explanação sobre jogadas de finalização. Monografia. Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas. 2004.
-Cassol, N., Fernandes, M. Como scouts técnico e físico podem ajudar na preparação das equipes de futebol. Universidade do Futebol. 2008. Disponível em: <https://universidadedofutebol.com.br/como-scouts-tecnico-e-fisico-podem-ajudar-na-preparacao-das-equipes-de-futebol/>
-Chaves, R. A. H. Análise das finalizações da seleção brasileira de futebol na copa do mundo de 2010. Monografia. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Belo Horizonte. 2010.
-Fernandes, J. L. Futebol: ciência, arte ou...Sorte! Treinamento para profissionais –Alto rendimento: preparação física, técnica, tática e avaliação. São Paulo. EPU. 1994.
-Garganta, J. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos (Org.). O Ensino Dos Jogos Desportivos. p. 11-25. Graça, A.1994.
-Maestri, S. F. Scout no futebol: Análise de sequências ofensivas terminadas em gols no Campeonato Paulista de Futebol da série A1 de 2009. Monografia. Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. 2010.
-Manarte, S. T. O processo ofensivo em equipas de futebol de alto rendimento:análise sequencial do processo ofensivo da seleção espanhola no campeonato da Europa Austria/Suiça 2008. Monografia. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Portugal. 2009.
-Moura, A. F. Análise das ações técnicas de jogadores e das estratégias de finalizações no futebol, a partir do tracking computacional. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências. Departamento de Educação Física. Rio Claro, São Paulo. 2006.
-Redondo, M. P. J. Análise das transições ofensivas na última etapa de formação no futebol. Estudo no escalão de Sub-19. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Portugal. 2016.
-Rodrigues, R. N. J. H. Análise as sequências ofensivas resultantes em golo no Euro 2008 de futebol. Estudo comparativo entre selecções com níveis de sucesso distintos. Monografia. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Portugal. 2009.
-Tavares, F. A capacidade de decisão tática no Jogador de Basquetebol. Estudo comparativo dos processos perceptivo-cognitivos em atletas seniores e cadetes. Tese de doutorado. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Portugal. 1993.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).