Futebol e imprensa: uma análise da crônica esportiva na final do mundial de clubes de 2012 na Folha de São Paulo
Resumo
A partir das relações que o esporte estabelece com os diversos campos paralelos a sua prática, acreditamos que o entendimento das microquestões histórico-sociais possa colaborar na compreensão do fenômeno futebolístico. Objetivamos então analisar e discutir como a Folha de São Paulo elaborou suas crônicas (discursos) esportivas referentes à conquista do mundial de clubes da FIFA de 2012, conquistado pelo Corinthians. Referenciamo-nos a partir da matriz teórico-metodológica da análise do discurso em Eni Orlandi. O recorte do estudo trata-se das edições do dia 16 e 17 de dezembro de 2012, referindo-se ao dia da final e o dia subsequente à decisão da competição.
Referências
-Borelli, V. Cobertura midiática de acontecimentos esportivos: Uma breve revisão de estudos. In Intercom/2001.XXlV Congresso Brasileiro de Comunicação. Campo Grande. p. 1-15. 2001.
-Campbell, J. O herói de mil faces. São Paulo. Editora Pensamento.1997.
-Capraro, A. M. Identidades imaginadas: futebol e nação na crônica esportiva brasileira do século XX. Tese Doutorado em História. Departamento de História. UFPR. Curitiba. 2007. 382p.
-Costa, L. M. A trajetória da queda: as narrativas da derrota e os principais vilões da seleção brasileira em Copas do Mundo. Tese Doutorado em Letras. Departamento de Letras. UERJ. Rio de Janeiro. 2008. 159p.
-Damos, A. S. Dom, amor e dinheiro no futebol espetáculo. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo. Vol. 23. Núm. 66. 2008.
-Gastaldo, E. L. “Os campeões do século”: notas sobre a definição da realidade no futebol-espetáculo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Vol. 22. Núm. 1. p. 105-124. 2000.
-Helal, R.; Soares, A. J. A invenção do país futebol: Mídia, raça e idolatria. Rio de Janeiro. Mauad. 2001.
-Kfouri, J. O erro de Iuri Gagarin. Folha de São Paulo, 17 dez. 2012. p. D5.
-Kfouri, J. Que Chelsea vem? Folha de São Paulo, 16 dez. 2012. p. D5.
-Orlandi, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. São Paulo. Brasiliense. 1983.
-Orlandi, E. P. Análise do Discurso: princípios e procedimentos. Campinas. Pontes. 2007.
-Orlandi, E. P. Discurso e leitura. São Paulo. Cortez. 2009.
-Orlandi, E. P. Discurso e texto: Formulação e circulação dos sentidos. Campinas. Pontes. 2001.
-Orlandi, E. P. Discurso, imaginário social e conhecimento. Em aberto. Brasília. Núm. 61. p. 53-59. 1994.
-Orlandi, E. P. Exterioridade e ideologia. Cadernos de Estudos Linguísticos. Campinas. Vol. 30. p. 27-33. 1996.
-Orlandi, E. P. Lexicografia discursiva. Alfa. São Paulo. Vol. 44. p. 97-114. 2000.
-Prata, A. Foi, Curintcha! Folha de São Paulo, 17 dez. 2012. p. D4.
-Prata, A. Ju Toku. Folha de São Paulo, 16 dez. 2012. p. D3.
-Proni, M.W. Esporte-espetáculo e futebol-empresa. Tese Doutorado em Educação Física.Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Campinas. 1998. 262p.
-Tostão. O campeão é...Folha de São Paulo, 16 dez. 2012. p. D6.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).