Efeito do treinamento pliométrico no desempenho da velocidade e altura dos saltos vertical e horizontal para jovens jogadores de futebol
Resumo
Vários estudos vêm mostrando a importância da potência muscular em uma partida de futebol e que o treinamento com saltos é um método de melhorar esta capacidade física. Assim o presente estudo investigou se o treinamento pliométrico aplicado em adolescentes com idade entre 14 e 17 anos, durante quatro semanas, traria melhoras no desempenho dos testes de velocidade de 30 metros e de saltos vertical e horizontal. A amostra foi composta por 08 atletas de futebol das categorias sub-15 e sub-17 de uma escolinha de futebol da cidade de Ibiporá-PR, os quais foram divididos em dois grupos. O grupo salto (GS) realizou os treinamentos pliométrico duas vezes na semana além de participar dos treinamentos técnicos e táticos da equipe, o grupo controle (GC) não realizou os treinos específicos de pliometria, mais participou normalmente do restante do trabalho da equipe. Os jogadores foram submetidos a avaliação antropométrica, composição corporal, testes de velocidade em 30 metros e de potência que foram utilizados para avaliar o desempenho dos mesmos. Para a análise estatística foi realizado o teste de Shapiro Wilk, na sequência foi aplicado o teste Mann-Whitney para amostras não paramétricas, o nível de significância adotado foi p>0,05. Nos resultados não foi encontrado diferença significativa para nenhum dos testes motores avaliados após a intervenção, concluindo-se que 4 semanas de treinamento pliométrico não é suficiente para ocasionar melhoras significativas na velocidade e na altura dos saltos vertical e horizontal.
Referências
-Abad, C.; Cuniyochi, R.; Kobal, R.; Gil, S.; Pascoto, K.; Nakamura, F.; Loturco, I. Efeito do destreinamento na composição corporal e nas capacidades de salto vertical e velocidade de jovens jogadores da elite do futebol brasileiro. Revista Andaluza de Medicina del Deporte. Vol. 9. Núm. 3. p. 124-130. 2016.
-Arruda, M. Futebol: ciências aplicadas ao jogo e ao treinamento. São Paulo. Phorte. 2013. 558 p.
-Faulkner, J. A. Physiology of swimming and diving. Baltimore: Academic Press. p. 415-446. 1968.
-Garcia, M.; Garcia, E.; Kuplich, P.; Linck, A. A idade ideal para a iniciação do treinamento de força no futebol. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo. Vol. 1. Núm. 3. p. 7. 2007. Disponível em: <http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/28>
-García, F.R.; López, J.P. Efectos de 8 semanas de entrenamiento pliométrico y entrenamiento resistido mediante trineo en el rendimiento de salto vertical y esprint en futbolistas amateurs. Kronos, v. 15, n. 2, 2016.
-Gonçalves, R.A.; Navarro, A.C. A influência do treinamento de força especial explosiva pliométrica para membros inferiores em saltos e velocidade. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 9. Núm. 32. p. 64-69. 2016. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/454>
-Jorge, K.; Palavicini, L. Pliometria, forma de aumentar o desempenho de atletas iniciantes da modalidade de voleibol com idades entre 12 a 14 anos, na execução do salto vertical. Ágora: revista de divulgação científica. Vol. 16. Núm. 2. p. 105-120. 2009.
-Loturco, I.; Pereira, L.A.; Kobal, R.; Zanetti,V.; Kitamura, K.; Abad, C.C.; Nakamura, F.Y. Transference effect of vertical and horizontal plyometrics on sprint performance of high-level U-20 soccer players. Journal of sports sciences. Vol. 33. Núm. 20. p. 2182-2191. 2015.
-Matsudo, V. K. R.; Duarte, C. R. Desenvolvimento da força de membros inferiores em escolares de 7 a 18 anos em função do sexo, idade, peso, altura e atividade física. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 2.Núm. 3. p. 85-91. 1985.
-Moraes, A. M.; Pellegrinoti, I.L. O efeito de um ciclo de treinamento pliométrico no desenvolvimento da velocidade de deslocamento em jogadores de basquetebol infantil masculino. Movimento e Percepção. Vol. 5. Núm. 7. 2005.
-Neto, J.B. A especificidade do treinamento pliométrico perante o salto vertical com indivíduos treinados na modalidade futebol. Coleção Pesquisa em Educação Física. Vol. 9. Núm. 6. 2010.
-Secco, R.A. Análise da potência em goleiros de futebol através do treinamento pliométrico. Repositório Institucional da UFPR. 2013. Disponível em: <https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/32846>
-Utsch, R. S.; Guerra, T. C.; Porcaro, C. A. Influência do treinamento pliométrico em areia e grama sobre a potência e velocidade em jogadores de futebol juvenis. Revista didital. Ano 14. Núm. 137. 2009.
-Venegas, J. C. V.; Gallegos, S. I. A. Elefecto de un programa de entrenamiento de fuerza explosiva en la velocidad longitudinal y con cambios de dirección en jugadores de fútbol universitario. Tese de Doutorado. Universidad Católica de la Santísima Concepción. 2017.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).