Atividade física do pubescente na República Checa e outros Estados da UE
Resumo
O artigo trata de análises de atividades esportivas em alunos púberes (12 a 15 anos) na República Tcheca e em alguns países da UE. O objetivo do estudo é analisar, verificar e identificar o status quo do interesse das crianças em atividades de locomotivas nas escolas básicas e sua atitude em relação a essas atividades, incluindo determinantes que moldam a atitude. O estudo é feito com a ajuda de pesquisa kinatropológica. Escolhemos um método baseado em levantamento de questionário e após análises e sínteses de dados obtidos. Esperávamos que mais de 50% dos alunos fizessem regularmente alguma atividade esportiva. Após a avaliação dos resultados, a nossa expectativa foi comprovada porque 93% das crianças dos estados da UE escolhidos fazem alguns esportes regularmente.
Referências
-Dlouhá, J.; Dlouhý, M. Social support of an inpatient child. Prague. Charles University. 2012.
-Dlouhý, M. Development of Attention and Performance Motivation in Youth with Hearing Disabilities through Interventional Motion Program. Prague: Charles University, Faculty of Education. 2011.
-Dufková, J.; Urban, L.; Dubský, J. Lifestyle Sociology. Prague: Police Academy of the Czech Republic. 2007.
-Gavora, P. Introduction to pedagogical research. Brno: Paido. 2000.
-Hájek, J. Antropomotorics. Prague: Charles University in Prague -Faculty of Education. 2001.
-Jansa, P.; Dovalil, J. Sports preparation. Prague: UK FTVS. 2009.
-Skalková, J. Introduction to Methodology and Methods of Pedagogical Research. Prague: SPN. 1983.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).