Investigação no uso do método analítico e global e sua contribuição para o ensino-aprendizagem do Futebol e Futsal
Resumo
Futebol e futsal são modalidades de esporte coletivo, esses apresentam algumas características particulares ao jogo que os destacam dos esportes individuais. Método analítico as habilidades são treinadas fora do contexto de jogo. O método do global/todo consiste em desenvolver e proporcionar a aprendizagem do jogo através do próprio jogo. Objetivo: Analisar a eficâcia de dois métodos de ensino, o método analático e método global, qual vem sendo mais utilizado e mostrando maiores benefícios dentro do esporte futebol e futsal. Materiais e Métodos: Inclusão de estudos verificando o uso dos métodos de ensino do esporte, a comparação dos métodos de ensino do futebol, quais métodos indicados para o ensino do futebol. Exclusão de livros, capítulos de livros, artigos científicos repetidos, artigos referindo-se a métodos de treinamento físico. As buscas foram feitas no portal de periódicos CAPES. Resultados: Foram encontradas 25 publicações, dessas foram excluídos 20 e ao decorrer do trabalho foram acrescentadas seis referencias. Discussão: estudos relacionam o método sistâmico e global sobre o conhecimento processual divergente e convergente. Método global propicia o aprendizado dos esportes coletivos, da iniciação a especialização. Dois apuraram que a metodologia baseada nas novas tendências do esporte, melhora a tomada de decisões, habilidade, desempenho global, propicia maior eficácia no processo de ensino. Conclusão: Pode concluir que as metodologias adequadas para o ensino do futebol e futsal são vastas e próximos estudos sobre metodologia de ensino tende a apontar o método global como ferramenta de ensino dos esportes coletivos em sentido geral.
Referências
-Aquino, R. L. Q. T.; Marques, R. F. R.; Gonçalves, L. G. C.; Vieira, L. H. P.; Sousa Bedo, B. L.; Moraes, C.; Menezes, R. P.; Santiago, P. R. P.; Puggina, E. F. Proposta de sistematização de ensino do futebol baseada em jogos: desenvolvimento do conhecimento tático em jogadores com 10 e 11 anos de idade. Motricidade. São Paulo. Vol. 11. Núm. 2. 2015. p. 115-128.
-Armbrust, M.; Silva, A. L. A.; Navarro, A. C. Comparação entre método global e método parcial na modalidade futsal com relação ao fundamento passe. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 2. Num. 5. 2010. p. 77-81. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/47/47>
-Carvalho, W. Q. A consciência tática desenvolvida nas equipes de escola que participam do campeonato da federação estadual de futsal na categoria sub 17 do município de Vila Velha-ES. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, Edição Especial: Pedagogia do Esporte. São Paulo. Vol. 3. Núm. 10. 2011. p. 303-310. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/115/111>
-Corrêa, U. C.; Silva, A. S.; Paroli, R. Efeitos de diferentes métodos de ensino na aprendizagem do futebol de salão. Motriz. Vol. 10. Núm. 2004. p. 79-88.
-Costa, I.; Greco, J.P.; Garganta, J.; Costa, V.; Mesquita, I. Ensino-aprendizagem e treinamento dos comportamentos tático-técnicos no futebol. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. Vol. 9. Núm. 2. 2010. p. 41-61.
-Filgueira, F. M.; Greco, P.J. Futebol: um estudo sobre a capacidade tática no processo de ensino-aprendizagem-treinamento. Revista Brasileira de Futebol. Vol. 1. Núm. 2. 2008. p. 53-65.
-Filgueiras, L. F. A. S. Comparação entre a metodologia de abordagem sistêmica e a metodologia tecnicista: razões para promover o processo de ensino aprendizagem dos jecs através de jogos. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, Edição Especial: Pedagogia do Esporte, São Paulo. Vol. 6. Núm. 22. 2014. p. 317-321. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/230/252>
-Filho, M. H.V. A preferência de metodologia de treinamento e postura profissional dos atletas de futebol de campo da equipe união atlética guarulhense-sp, categoria sub 13 masculino. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, Edição Especial: Pedagogia do Esporte, São Paulo. Vol. 5. Núm. 18. 2013. p. 291-296.Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/193/199>
-Gaspar, V. N. As implicações das abordagens pedagógicas na formação de jogadores de futebol. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Edição Especial: Pedagogia do Esporte. São Paulo. Vol. 3. Núm. 10. 2011. p. 275-280. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/111/107>
-Gonçalves, A. Análise frente aos professores de educação física quanto ao seu conhecimento, utilização e diversificação dos métodos no ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Edição Especial: Pedagogia do Esporte. São Paulo. Vol. 4. Núm. 14. 2012. p. 294-300. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/171/158>
-Hebert, E. V.; Santos, J. L. T. Aspectos cognitivos de influência na aprendizagem do futsal. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 2. Núm. 6. 2010. p. 163-170.
Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/63/59>
-Leitão, R. A. A. O jogo de futebol: Investigação de sua estrutura, de seus modelos e da inteligência de jogo, do ponto de vista da complexidade. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas. São Paulo. 2009.
-Madeira, D. A. R. I.; Navarro, A. C. A escolha da metodologia de treinamento de futsal como ferramenta fundamental para a formação de atletas e estruturação do jogo. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Edição Especial: Pedagogia do Esporte. São Paulo. Vol. 4. Núm. 14. 2012. p. 239-244. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/143/149>
-Moreira, V. J. P.; Matias, C. J. A. S.; Greco, P. J. A influência dos métodos de ensino/aprendizagem conhecimento tático processual no futsal. Motriz. Vol. 19. Núm. 1. 2013. p. 84-98.
-Pazzin, T. R. B. Escolas de futebol: uma pesquisa sobre a formação dos treinadores e metodologia utilizada nas escolas de futebol de cidades do litoral norte do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, Edição Especial: Pedagogia do Esporte. São Paulo. Vol. 6. Núm. 22. 2014. p. 271-277. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/248/246>
-Rosa, C. F.; Costa, N. G. R.; Navarro, A. C. A prática do futsal feminino na formação das jogadoras brasileiras de futebol. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 1. Núm. 2. 2009. p. 163-172. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/19/13>
-Santos, L. V.; Moreira, O. C.; Guimarães, L. C.; Paoli, P. B. Construção do conhecimento tático ofensivo do futsal por meio do treinamento em forma de jogo. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 8. Núm. 28. 2016. p. 95-103. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/380>
-Silva, M. V.; Greco, J. P. A influência dos métodos de ensino-aprendizagem-treinamento no desenvolvimento da inteligência e criatividade tática em atletas de futsal. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte. São Paulo. Vol. 23. Núm. 3. 2009. p. 297-307.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).