Fatores motivacionais que influenciam na prática do Futsal: um estudo de uma escolinha na cidade de Porto Alegre

  • Alam Camejo Sena Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS)
  • José Augusto Evangelho Hernandez Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ.
  • Miguel Angelo Duarte Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS)
  • Rogério da Cunha Voser Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS)
Palavras-chave: Motivação, Psicologia do esporte, Crianças

Resumo

O presente estudo teve como objetivo verificar a principal motivação para a prática do futsal em uma escola da cidade de Porto Alegre. Participaram do estudo 100 praticantes de futsal do sexo masculino, com idade entre 7 a 13 anos que fazem parte de duas sedes desta escola de futsal. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o Inventário de Motivação para a Prática Desportiva (IMPD), criado por Gaya e Cardoso (1998), composto por 19 itens subdivididos em 3 dimensões: a) competência desportiva (CD) b) amizade e lazer (AL) c) saúde (S). Cada motivo possui três ní­veis de resposta, ou seja, Muito Importante (MI) - 3, Pouco Importante (PI) - 2 e Nada Importante (NI) - 1. As coletas foram realizadas após autorização da escola, alunos e pais. O software utilizado nas análises foi o SPSS V.20. Ao analisar as dimensões de motivação de todos os 100 participantes é possí­vel observar que não houve variação significativa na perspectiva estatí­stica nos motivos aos quais levam estas crianças e jovens a praticarem o futsal, porém foi constatado que quanto maior a idade menos relevante se faz o fator de Amizade e Lazer para a prática do futsal. Os resultados do Teste t de Student revelaram que as médias dos participantes nas variáveis da motivação não foram significativamente diferentes entre si. Foi realizado o Coeficiente de correlação de Pearson onde não foram encontradas relações estatí­sticas (p<0,05) significativas entre idade, anos de experiência e as 3 dimensões estudadas (competência desportiva; amizade/lazer e saúde).

Biografia do Autor

Alam Camejo Sena, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS)

Licenciado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atualmente é professor em escolas de futebol.

José Augusto Evangelho Hernandez, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ.

Bacharel em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Graduado em Psicologia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Hipnoterapia Ericksoniana pelo Instituto Milton Erickson. Especialista em Psicologia do Esporte pelo Conselho Federal de Psicologia. Mestre e Doutor em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professor da graduação e pós-graduação dos cursos de Psicologia e Educação Fí­sica da ULBRA/Canoas/RS, onde atuou como psicólogo do Sport Club Ulbra em diversas modalidades desportivas. Além disso, ocupou os cargos de coordenador de TCC e de Pós-Graduação Lato sensu da Psicologia. Foi professor convidado do pós-graduação da Educação Fí­sica da PUCRS e da FACOS/Osório/RS. Foi professor substituto da graduação e convidado da pós-graduação da ESEF-UFRGS. Foi professor da Faculdade Sogipa de Educação Fí­sica na graduação e pós-graduação e, também, da Instituição Educacional São Judas Tadeu. Atualmente, é docente do Departamento de Fundamentos da Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Parecerista Ad Hoc do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - Satepsi do Conselho Federal de Psicologia, da FAPERJ, da FACEPE e revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência de pesquisa em gênero (gender schema theory), relacionamentos í­ntimos (amor e satisfação conjugal), psicologia do esporte (rendimento, saúde e educação) e adaptação e validação de instrumentos e medidas em psicologia.

Miguel Angelo Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS)

Bacharel em Nutrição (2014) UNISINOS. Acadêmico em Educação Fí­sica pela ESEFID/UFRGS. Atualmente desenvolve atividades de orientação nutricional, prescrição de dietas e suplementação com ênfase em nutrição esportiva. Bolsista do Núcleo de Avaliação da Unidade e Bolsista BIC-UFRGS Iniciação Cientí­fica. Possui qualificação internacional concedida pela Sociedade Internacional para Avanço da Cineantropometria (ISAK). Tem como áreas de interesse o esporte, avaliação, cineantropometria e nutrição.

Rogério da Cunha Voser, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS)

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do municí­pio e particular. Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização. É avaliador de Cursos Superiores e.MEC-INEP. Atualmente é Professor Associado ní­vel 1 da Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal, Bases das Práticas Corporais: esporte, Supervisão de estágio do Bacharelado e de TCC1 e TCC2. Na mesma Instituição é coordenador do NAU (Núcleo de Avaliação da Unidade - ESEFID/UFRGS). É um dos lideres do Grupo de Estudos em Esporte (GEE) da UFRGS/CNPQ. É coordenador do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência/PIBID - Educação Fí­sica da UFRGS. É vice-coordenador da Equipe Colaboradora 18 (RS) do Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte. Desenvolve Projetos de Extensão Universitária na área do Futsal. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princí­pios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro; Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa; PIBID na Educação Fí­sica: uma proposta metodológica e práticas para o ensino do esporte na escola e Futsal: ensino através dos jogos de inteligência e capacidade tática.

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Publicado
2017-09-10
Como Citar
Sena, A. C., Hernandez, J. A. E., Duarte, M. A., & Voser, R. da C. (2017). Fatores motivacionais que influenciam na prática do Futsal: um estudo de uma escolinha na cidade de Porto Alegre. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 9(35), 416-421. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/550
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original