Fatores motivacionais que influenciam na prática do Futsal: um estudo de uma escolinha na cidade de Porto Alegre
Resumo
O presente estudo teve como objetivo verificar a principal motivação para a prática do futsal em uma escola da cidade de Porto Alegre. Participaram do estudo 100 praticantes de futsal do sexo masculino, com idade entre 7 a 13 anos que fazem parte de duas sedes desta escola de futsal. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o Inventário de Motivação para a Prática Desportiva (IMPD), criado por Gaya e Cardoso (1998), composto por 19 itens subdivididos em 3 dimensões: a) competência desportiva (CD) b) amizade e lazer (AL) c) saúde (S). Cada motivo possui três níveis de resposta, ou seja, Muito Importante (MI) - 3, Pouco Importante (PI) - 2 e Nada Importante (NI) - 1. As coletas foram realizadas após autorização da escola, alunos e pais. O software utilizado nas análises foi o SPSS V.20. Ao analisar as dimensões de motivação de todos os 100 participantes é possível observar que não houve variação significativa na perspectiva estatística nos motivos aos quais levam estas crianças e jovens a praticarem o futsal, porém foi constatado que quanto maior a idade menos relevante se faz o fator de Amizade e Lazer para a prática do futsal. Os resultados do Teste t de Student revelaram que as médias dos participantes nas variáveis da motivação não foram significativamente diferentes entre si. Foi realizado o Coeficiente de correlação de Pearson onde não foram encontradas relações estatísticas (p<0,05) significativas entre idade, anos de experiência e as 3 dimensões estudadas (competência desportiva; amizade/lazer e saúde).
Referências
-Cabral, G. M.; Negreiros, A. A. Fatores Motivacionais na Prática Esportiva. 5ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão. Instituto Federal do Tocantins. 2014.
-Cardoso, L. M. Fatores Motivacionais para a Prática do Futsal Feminino, numa Equipe de Rendimento Sub-17: Um Estudo de Caso. TCC de Bacharelado em Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense. UNESC. 2012.
-Cavalcanti, L. A. Fatores que motivam alunos, professores gestores na prática e desenvolvimento do futsal escolar. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol. 5. Num. 18. Edição Especial: Pedagogia do Esporte. p. 284-290. 2013. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/189/198>
-Cervo, A. L.; Bervian, P. A. Metodologia Cientifica Metodologia Cientifica. 5ª edição. São Paulo. Prentice Hall. 2004.
-Confederação Brasileira de Futebol de Salão. Títulos. Disponível em: http://www.cbfs.com.br/2015/cbfs/historico/index.html. Acesso em: 20 maio 2016.
-David, C. E. B. Aspectos motivacionais e desempenho técnico tático em praticantes de futsal com 10 e 13 anos de idade. Dissertação de Mestrado em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. 2012.
-Gaya, A.; Cardoso, M. Os fatores motivacionais para a prática desportiva e suas relações com o sexo, idade e níveis de desempenho desportivo. Revista perfil. Porto Alegre: Editora da UFRGS. Vol. 2. 1998.
-Gould, D.; Horn, T. Participation motives in young athletes. In: Silva, J.M.; Weinberg, R.S. (Eds.). Psychological foundations of sport. Champaign: Human Kinetics, p. 359-370. 1984.
-Lawther, J. D. Psicologia del deporte y del deportista. Buenos Aires: Editora Paidos, 1978.
-Nuñez, P.; e colaboradores. Motivos que levam Adolescentes a Praticar o Futsal. Revista Conexões. Vol. 6. Núm. 1. 2008.
-Pacheco, C. H. Motivação à prática regular de atividades esportivas: um estudo com praticantes de escolinhas de futebol e futsal (13 a 17 anos). Trabalho de conclusão de curso. Curso de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
-Paim, M. C. C. Fatores Motivacionais e Desempenho no Futebol. Revista da Educação Física/UEM. Maringá, 2001. Disponível em: . Acesso em: 10/04/2017.
-Reis Junior, A. F.; Lisboa, P. G.; Rodrigues, M. A. S. Habilidade e gênero na escola: uma abordagem a partir do futsal. 2013.
-Rondini, O. M. Fatores Motivacionais que levam Adolescentes do sexo Masculino entre 15 e 17 anos a Praticarem Futsal. Revista Enaf Science. Vol. 8. Núm. 4. p. 11-21. 2013.
-Sá, T. A. A Motivação de Crianças entre 11 e 14 anos para a Prática do Futsal. Porto Alegre. TCC Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. 2009.
-Terra, G. B.; Hernandez, J. A. E.; Voser, R. C. A motivação de crianças e adolescentes para a prática do futsal. Revista Digital, Buenos Aires, Año 13. Num. 128. 2009.
-Valentini, N. C. Competência e Autonomia: desafios para Educação Física Escolar. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol. 20. p. 158-187. 2006.
-Voser, R. C. Iniciação ao Futsal: Abordagem Recreativa. 2ª edição. Canoas. Ed. ULBRA. 1999.
-Weinberg, R. S.; Gould, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. Porto Alegre. Artmed. 2008.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).