Ní­vel de motivação e coordenação motora em escolares ingressantes em um projeto de Futsal

  • Vinicius Machado de Oliveira Universidade Estadual do Centro-Oeste -UNICENTRO
  • Thaí­s Renata da Silva Faculdade Guairacá
  • Marcos Roberto Brasil Faculdade Guairacá - FAG
  • Bruna Janaina Estevão Universidade Estadual do Centro-Oeste -UNICENTRO
  • Zacarias Chumlhak Universidade Estadual do Centro-Oeste -UNICENTRO
  • Schelyne Ribas da Silva Universidade Estadual de Minas Gerais - UFMG
Palavras-chave: Crianças e adolescentes, Desempenho motor, Motivação esportiva

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar a coordenação motora e os aspectos motivacionais atrelados a prática do desporto em escolares ingressantes em um projeto de futsal. A amostra foi composta por 43 alunos, divididos em dois grupos, (G1: 9 a 13 anos e G2: 14 a 16 anos). Para a verificação da coordenação motora foi utilizado a bateria de Körperkoordinationstest Für Kinder (KTK) e para o inquérito da motivação o Questionário de Motivação para as Atividades Desportivas (QMAD). Como tratamento de dados foi realizado a estatí­stica descritiva (média, desvio padrão, frequências absolutas e relativas), Teste T de student para amostras independentes e Correlação Produto Momento de Pearson, todos com p-valor de <0,05 executados no SPSS (v.21.0). Através das análises, não verificou-se diferenças estatisticamente significativas entre os grupos para as tarefas do KTK, logo, a coordenação motora entre os escolares é muito semelhante, o que demonstra que a idade para esse grupo não foi fator de interveniência, embora esperava-se que os mais velhos fossem mais coordenados. Quando foi analisado toda amostra e classificada mediante a coordenação, verificou-se que 58,1% dos alunos apresentaram uma coordenação normal, entretanto aproximadamente 42% apresentaram perturbações e insuficiência na coordenação. Com relação a motivação para a prática esportiva não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos, porém foram verificadas correlações significativas entre algumas dimensões motivacionais. Este diagnostico demonstra que os indiví­duos realmente necessitam de uma intervenção, para que os componentes da coordenação e os aspectos motivacionais possam ser contemplados e otimizados.

Biografia do Autor

Vinicius Machado de Oliveira, Universidade Estadual do Centro-Oeste -UNICENTRO

Departamento de Educação Fí­sica-DEDUF/G

Thaí­s Renata da Silva, Faculdade Guairacá

Departamento de Educação Fí­sica

Marcos Roberto Brasil, Faculdade Guairacá - FAG

Departamento de Educação Fí­sica

Bruna Janaina Estevão, Universidade Estadual do Centro-Oeste -UNICENTRO

Departamento de Educação Fí­sica-DEDUF/G

Zacarias Chumlhak, Universidade Estadual do Centro-Oeste -UNICENTRO

Departamento de Educação Fí­sica-DEDUF/G

Schelyne Ribas da Silva, Universidade Estadual de Minas Gerais - UFMG

Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Terapia Educacional - EEFFTO

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Publicado
2016-12-26
Como Citar
de Oliveira, V. M., da Silva, T. R., Brasil, M. R., Estevão, B. J., Chumlhak, Z., & da Silva, S. R. (2016). Ní­vel de motivação e coordenação motora em escolares ingressantes em um projeto de Futsal. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 9(32), 42-52. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/446
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original