Nível de motivação e coordenação motora em escolares ingressantes em um projeto de Futsal
Resumo
O presente estudo teve como objetivo investigar a coordenação motora e os aspectos motivacionais atrelados a prática do desporto em escolares ingressantes em um projeto de futsal. A amostra foi composta por 43 alunos, divididos em dois grupos, (G1: 9 a 13 anos e G2: 14 a 16 anos). Para a verificação da coordenação motora foi utilizado a bateria de Körperkoordinationstest Für Kinder (KTK) e para o inquérito da motivação o Questionário de Motivação para as Atividades Desportivas (QMAD). Como tratamento de dados foi realizado a estatística descritiva (média, desvio padrão, frequências absolutas e relativas), Teste T de student para amostras independentes e Correlação Produto Momento de Pearson, todos com p-valor de <0,05 executados no SPSS (v.21.0). Através das análises, não verificou-se diferenças estatisticamente significativas entre os grupos para as tarefas do KTK, logo, a coordenação motora entre os escolares é muito semelhante, o que demonstra que a idade para esse grupo não foi fator de interveniência, embora esperava-se que os mais velhos fossem mais coordenados. Quando foi analisado toda amostra e classificada mediante a coordenação, verificou-se que 58,1% dos alunos apresentaram uma coordenação normal, entretanto aproximadamente 42% apresentaram perturbações e insuficiência na coordenação. Com relação a motivação para a prática esportiva não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos, porém foram verificadas correlações significativas entre algumas dimensões motivacionais. Este diagnostico demonstra que os indivíduos realmente necessitam de uma intervenção, para que os componentes da coordenação e os aspectos motivacionais possam ser contemplados e otimizados.
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