Comparação do Taekwondo e do futebol quanto ao desenvolvimento da criança

  • Adriana Silva Cristina Faculdade Pitágoras de Ipatinga, Brasil.
  • Jacy Miranda Lopes Faculdade Pitágoras de Ipatinga, Brasil.
  • Katia Silvano Zeferino Faculdade Pitágoras de Ipatinga, Brasil.
  • Shirley Miranda Silva Faculdade Pitágoras de Ipatinga, Brasil.
Palavras-chave: Criança, Habilidades Motoras, Membros inferiores, Socioeconômico, Desenvolvimento

Resumo

Desenvolvimento motor é o processo de amadurecimento do controle motor sobre os diferentes músculos do organismo, ele possibilita o bom funcionamento de ações motoras essenciais ao cotidiano. O saltar, correr, chutar são algumas das habilidades motoras grossas ligadas ao desenvolvimento motor dos membros inferiores, muito utilizadas tanto no futebol quanto no taekwondo. O presente artigo teve como objetivo comparar o desenvolvimento das habilidades motoras de membros inferiores em crianças praticantes de futebol em relação ao Taekwondo. Foram selecionadas 20 crianças com idade entre 11 a 13 anos, com tempo de 1 a 2 anos de prática.Para a coleta de dados foi utilizado parte do Test Gross Motor Developmente e Bruininsky. Para identificar as oportunidades praticas que cada grupo teve em seu desenvolvimento motor, foi aplicado um questionário socioeconômico. Os resultados encontrados permitem afirmar que, para o grupo pesquisado, o ní­vel socioeconômico é equivalente e que as crianças que praticam Taekwondo apresentam um melhor desenvolvimento das habilidades motoras de membros inferiores, quando comparados as crianças que praticam futebol. 

Biografia do Autor

Jacy Miranda Lopes, Faculdade Pitágoras de Ipatinga, Brasil.

2013 - Pós Graduação - Treinamentos, Tecnicas e Taticas Esportivas 

2010 - 3º Grau Completo - Bacharel em Educação Fí­sica

1999 - 2º Grau Completo - Técnico em Informática IndustriaL

2003 - Faixa Preta 1º DAN/2012 - Faixa Preta 2º DAN de Taekwondo

  • Atual - Equipe de Taekwondo Dogsuli Gang (desde 2010) - Professor de Taekwondo e Responsável da Equipe atuando:

Atual - Nova Forma Academia - (desde 2012);

Atual - Academia Movimento Fitness - (desde 2012);

Atual - Academia Japa Gym - (desde 2012);

  • Atual - Associação Esportiva e Recreativa Usipa (AER Uispa) - Auxiliar Técnico - Futebol (desde 2010);
  • Atual - Recanto Ideal Clube (RIC) - Professor de Futsal categoria de base (desde 2010);
  • Atual - Industrial Esporte Clube (IEC) - Professor de futebol de campo de categoria de base e competição (desde 2014);
  • 2010 - 2014 - ­Programa Fica Vivo ("Oficineiro") - Oficina de Taekwondo;
  • 2011 - Academia Korpus - Professor de Taekwondo;
  • 2003 - 2012 - Speedo Academia - Professor de Taekwondo;
  • 2010 - 2012 - Nova Forma academia - Professor de Musculação e Taekwondo;
  • 2010 - Space Academia - Professor de Musculação;
  • 2005 a 2007 - Prefeitura Municipal de Ipatinga - Agente Social de Esporte e lazer - Professor de Taekwondo;
Katia Silvano Zeferino, Faculdade Pitágoras de Ipatinga, Brasil.

2010 - 3º Grau Completo - Bacharel em Educação Fí­sica

Referências

-Wickerhauser, H. O Critério ABA/ABIPEME -em Busca de Uma Atualização. Um estudo e uma proposta submetidos à A.B.A. e à ABIPEME. Documento de circulação restrita da ABA da ABIPEME. São Paulo. p. 23. 1991.

-Federação Mineira de Tawekwondo. Apostila de Taekwondo.2005.

-Gallahue, D. L. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo. Phorte. 2003.

-Gallahue, D. L.; Ozmun, J. C. Understanding motor development: infants, children, adolescents, andadults. 5 th. ed. Boston: McGraw-Hill. 2002.

-Gallahue, D.L.; Donnely. F. Educação Física Desenvolvimentista. 4ªedição. Phorte. 2008.

-Gallahue, D.L.; Ozmum, I.C. Compreendendo o desenvolvimento motor, bebês, crianças, adolescentes e adultos. Phorte. 2005.

-Garganta, J. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. Porto. Rainho e Neves: 1998.p. 11-25.

-Graça, A.; Oliveira, J. O ensino dos jogos desportivos. Porto. Rainho e Neves.1998. p. 61-94.

-Graça, A.S. Mesquita, I.R. A investigação sobre os jogos desportivos: ensinar e aprender as habilidades do jogo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Porto. Vol. 2. Núm. 5. p. 67-79. 2002.

-Greco, P.J. Métodos de ensino-aprendizagem. Treinamento nos jogos esportivos coletivos. Belo Horizonte. Health. 2001. p. 48-72.

-Kiphard, E. J.; Schilling, V.F. Körper-koodinations-test für kinder ktk: manual Von Fridhelm Schilling. Weinhein. Beltz Test.1974.

-Magill.Aprendizagem motora; conceitos e aplicações. São Paulo. Edgard Bliher. 2000.

-Pellegrine. A.M.; e colaboradores. O comportamento Motor no processo de escolarização, buscando soluções no contexto escolar para alfabetização. Cadernos do núcleo de ensino. São Paulo. p. 271,284, 2003.

-Santana, W. C. Iniciação ao futsal: as crianças jogam para aprender ou aprendem para jogar? Lecturas: Educación Física y Deportes. Buenos Aires. Ano 10. Núm. 85. 2005.

-Reis, H. H. B. Oensino dos jogos esportivizados na escola. Dissertação Mestrado em Educação Física. UFSM. Santa Maria. 1994.

-Rochefort, R.S. Voleibol: das questões pedagógicas a técnica e tática do jogo. Pelotas. Universitária. 1998.

-Souza, G.A Contribuição da arte marcial olímpica Taekwondo no desenvolvimento da criança no Primeiro ciclo do ensino fundamental: História do Taekwondo. Rio de Janeiro. UNISUAM. 2006. 4p.

-Ulrich, D.A. test of gross motor development -second edition: examiner ́s manual. Austin. Texas. Pro. Ed. 2000.

-Vasconcelos, A. F.; e colaboradores. A influência de um programa de educação física no desenvolvimento motor da criança na educação infantil. Disponível em:. Acessado em: 03/06/2010.

-Woo, J L. Aprenda Taekwondo: Novas técnicas do Kuki-Won. Rio de Janeiro. Ed. Brasil-América (EBAL). 1988. 340p.

Publicado
2016-01-25
Como Citar
Cristina, A. S., Lopes, J. M., Zeferino, K. S., & Silva, S. M. (2016). Comparação do Taekwondo e do futebol quanto ao desenvolvimento da criança. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 7(27), 568-578. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/376
Seção
Artigos: Edição Especial