Comparação do Taekwondo e do futebol quanto ao desenvolvimento da criança
Resumo
Desenvolvimento motor é o processo de amadurecimento do controle motor sobre os diferentes músculos do organismo, ele possibilita o bom funcionamento de ações motoras essenciais ao cotidiano. O saltar, correr, chutar são algumas das habilidades motoras grossas ligadas ao desenvolvimento motor dos membros inferiores, muito utilizadas tanto no futebol quanto no taekwondo. O presente artigo teve como objetivo comparar o desenvolvimento das habilidades motoras de membros inferiores em crianças praticantes de futebol em relação ao Taekwondo. Foram selecionadas 20 crianças com idade entre 11 a 13 anos, com tempo de 1 a 2 anos de prática.Para a coleta de dados foi utilizado parte do Test Gross Motor Developmente e Bruininsky. Para identificar as oportunidades praticas que cada grupo teve em seu desenvolvimento motor, foi aplicado um questionário socioeconômico. Os resultados encontrados permitem afirmar que, para o grupo pesquisado, o nível socioeconômico é equivalente e que as crianças que praticam Taekwondo apresentam um melhor desenvolvimento das habilidades motoras de membros inferiores, quando comparados as crianças que praticam futebol.
Referências
-Wickerhauser, H. O Critério ABA/ABIPEME -em Busca de Uma Atualização. Um estudo e uma proposta submetidos à A.B.A. e à ABIPEME. Documento de circulação restrita da ABA da ABIPEME. São Paulo. p. 23. 1991.
-Federação Mineira de Tawekwondo. Apostila de Taekwondo.2005.
-Gallahue, D. L. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo. Phorte. 2003.
-Gallahue, D. L.; Ozmun, J. C. Understanding motor development: infants, children, adolescents, andadults. 5 th. ed. Boston: McGraw-Hill. 2002.
-Gallahue, D.L.; Donnely. F. Educação Física Desenvolvimentista. 4ªedição. Phorte. 2008.
-Gallahue, D.L.; Ozmum, I.C. Compreendendo o desenvolvimento motor, bebês, crianças, adolescentes e adultos. Phorte. 2005.
-Garganta, J. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. Porto. Rainho e Neves: 1998.p. 11-25.
-Graça, A.; Oliveira, J. O ensino dos jogos desportivos. Porto. Rainho e Neves.1998. p. 61-94.
-Graça, A.S. Mesquita, I.R. A investigação sobre os jogos desportivos: ensinar e aprender as habilidades do jogo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Porto. Vol. 2. Núm. 5. p. 67-79. 2002.
-Greco, P.J. Métodos de ensino-aprendizagem. Treinamento nos jogos esportivos coletivos. Belo Horizonte. Health. 2001. p. 48-72.
-Kiphard, E. J.; Schilling, V.F. Körper-koodinations-test für kinder ktk: manual Von Fridhelm Schilling. Weinhein. Beltz Test.1974.
-Magill.Aprendizagem motora; conceitos e aplicações. São Paulo. Edgard Bliher. 2000.
-Pellegrine. A.M.; e colaboradores. O comportamento Motor no processo de escolarização, buscando soluções no contexto escolar para alfabetização. Cadernos do núcleo de ensino. São Paulo. p. 271,284, 2003.
-Santana, W. C. Iniciação ao futsal: as crianças jogam para aprender ou aprendem para jogar? Lecturas: Educación Física y Deportes. Buenos Aires. Ano 10. Núm. 85. 2005.
-Reis, H. H. B. Oensino dos jogos esportivizados na escola. Dissertação Mestrado em Educação Física. UFSM. Santa Maria. 1994.
-Rochefort, R.S. Voleibol: das questões pedagógicas a técnica e tática do jogo. Pelotas. Universitária. 1998.
-Souza, G.A Contribuição da arte marcial olímpica Taekwondo no desenvolvimento da criança no Primeiro ciclo do ensino fundamental: História do Taekwondo. Rio de Janeiro. UNISUAM. 2006. 4p.
-Ulrich, D.A. test of gross motor development -second edition: examiner ́s manual. Austin. Texas. Pro. Ed. 2000.
-Vasconcelos, A. F.; e colaboradores. A influência de um programa de educação física no desenvolvimento motor da criança na educação infantil. Disponível em:. Acessado em: 03/06/2010.
-Woo, J L. Aprenda Taekwondo: Novas técnicas do Kuki-Won. Rio de Janeiro. Ed. Brasil-América (EBAL). 1988. 340p.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).