O desenvolvimento da inteligência corporal cinestésica por meio da modalidade capoeira no primeiro ano do Ensino Médio
Resumo
Introdução: Para o presente estudo foi utilizada a Capoeira, uma luta disfarçada em dança e desenvolvida em forma de jogo, como ferramenta para o desenvolvimento da Inteligência Corporal Cinestésica. Objetivo: A fim de verificar a alteração da inteligência dos alunos do Ensino Médio, durante as aulas de Educação Física Escolar, em instituição privada de ensino. Materiais e Métodos: Portanto, foram aplicados três autoavaliações por meio de questionário fechado, na seguinte ordem: ao final da primeira aula, da quarta aula, e da oitava aula. Para verificar tal alteração, utilizou-se a Escala de Percepção Subjetiva do Aprendizado elaborado por Barros (em publicação). Resultado e Discussão: Após aplicação do questionário, verificou-se um pequeno desenvolvimento da Inteligência Corporal Cinestésica. A sensação deveria refletir o quão ele foi capaz de compreender, executar e relacionar o exercício com o conhecimento adquirido, combinando as sensações das capacidades coordenativas; de coordenação motora e de equilíbrio. Não havendo qualquer preocupação com as variáveis das capacidades condicionantes, sem antes ocorrer à aprendizagem da ação motora. Embora seja uma medida subjetiva, a escala de aprendizado revela uma estimativa muito boa da compreensão dos conteúdos. Conclusão: Contudo, estudos relacionados às Inteligências Múltiplas ainda são pouco discutidos na literatura científica, sobretudo, quando considerados a partir do método quantitativo. Logo se espera com este estudo despertar mais pesquisas quantitativas, sobre a relação entre Capoeira e as Inteligências Múltiplas.
Referências
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