O desenvolvimento da motricidade global em crianças de 6 e 7 anos a partir dos jogos pré-desportivos coletivos
Resumo
Introdução: O presente trabalho de avaliação motora da motricidade global de crianças na faixa etária 6 e 7 anos tem como Objetivo: demonstrar a importância dos jogos pré-desportivos coletivos para o desenvolvimento da motricidade global. Materiais e métodos: Através do manual de avaliação motora de Francisco Rosa Neto, pude avaliar esse aspecto motor. Resultados: Após quatro meses de intervenções com aulas voltadas para a pedagogia do esporte e do jogo, vemos que a maioria das crianças obteve uma melhora significativa no desenvolvimento da motricidade global. Discussão: Apesar de apenas uma criança não apresentar essa melhora significativa, percebe-se que ao trabalhar o esporte coletivo de forma lúdica e através do jogo, torna-se mais estimulante, fazendo com que ela se desempenhe mais e assim apresente melhor desenvolvimento. Conclusão: Desta forma, conclui-se que crianças que aprendem jogos coletivos na forma jogada e lúdica apresentam melhora significativa no desenvolvimento da motricidade global.
Referências
-Coutinho, N. F.; Silva, S. A. P. S. Conhecimento e aplicação de métodos de ensino para os jogos esportivos coletivos na formação profissional em educação física. Movimento. Vol. 15. Núm. 1. p. 117-4. 2009.
-Leonardo, L.; Scaglia, A. J.; Reverdito, R. S. O ensino dos esportes coletivos: metodologia pautada na família dos jogos. Motriz. Vol. 15. Núm. 2. p. 236-46. 2009.
-Reverdito, R. S.; Scaglia, A. J.; Paes, R. R. Pedagogia do Esporte: panorama e análise conceitual da principais abordagens. Motriz. Vol. 15. Núm. 3. p. 200-10. 2009.
-Rosa Neto, F. Manual de Avaliação Motora. Artmed. 2002.
-Rufino, L. G. B.; Darido, S. C. A produção científica em pedagogia do esporte: análise de alguns periódicos nacionais. Conexões. Vol. 9. Núm. 2. p. 110-32. 2011.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).