Pressupostos didáticos que norteiam a intervenção do professor de Educação Física na escola
Resumo
Introdução: Quando abordamos o valor do professor de Educação Física no contexto escolar, o que vemos é uma grande depreciação da área por aqueles que observam as práticas, condutas e postura do educador. Passamos por um período do sistema educacional onde o professor não é valorizado e o mesmo por si só não se valoriza pelo valor que tem. Objetivo: O presente estudo teve por objetivo traçar o perfil do professor de Educação Física atual, passando pelas esferas da formação, planejamento, didática, atuação docente e representatividade no contexto escolar. Materiais e Métodos: Todos os elementos da amostra participaram livre e espontaneamente da pesquisa. O presente estudo teve 20 participantes, sendo todos formados em Educação Física e trabalhando em escola de ensino regular. Os indivíduos participantes, responderam a um questionário, contendo 21 perguntas com referência a sua atuação enquanto professor/educador na escola. Resultados e Discussão: Os resultados mostram, que por mais que haja um projeto político pedagógico, pressupostos didáticos e projetos multidisciplinares, os professores de Educação Física continuam a ter em sua atuação profissional uma visão simplista, que não valoriza o planejamento, a construção coletiva interdisciplinar e a representatividade da Educação Física dentro da escola. Conclusão: Concluímos que os professores de Educação Física estão respaldados por um projeto político pedagógico que norteiam sua prática pedagógica, porém tal respaldo e organização não corrobora quando 65% dos professores não estabelecem um currículo de conteúdos para cada ano do ensino fundamental.
Referências
-Barros, J. M. C. Educação Física: Perspectivas e Tendências da Profissão. Revista Motriz. Vol. 2. Núm. 1. 1996.
-Darido, S. C.; Rosário, L. F. R.A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Revista Motriz. Vol. 11. Núm. 3. p. 167-178. 2005.
-Freire, J. B. Pedagogia do Futebol. Campinas. Autores Associados. 2003.
-Freire, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra. 1996.
-Nascimento, A. J. B. Educação Física Escolar: O Discurso e a Prática sob o ponto de vista dos alunos de escolas “não-tradicionais” de Fortaleza. TCC. Universidade de Brasília. UnB Centro de Ensino a Distância-CEAD. Especialização em Esporte Escolar. Fortaleza. 2007.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).