Pressupostos didáticos que norteiam a intervenção do professor de Educação Fí­sica na escola

  • Boaz Oliveira da Silva Universidade Estácio de Sá
Palavras-chave: Didática, Intervenção, Professor, Educação física

Resumo

Introdução: Quando abordamos o valor do professor de Educação Fí­sica no contexto escolar, o que vemos é uma grande depreciação da área por aqueles que observam as práticas, condutas e postura do educador. Passamos por um perí­odo do sistema educacional onde o professor não é valorizado e o mesmo por si só não se valoriza pelo valor que tem. Objetivo: O presente estudo teve por objetivo traçar o perfil do professor de Educação Fí­sica atual, passando pelas esferas da formação, planejamento, didática, atuação docente e representatividade no contexto escolar. Materiais e Métodos: Todos os elementos da amostra participaram livre e espontaneamente da pesquisa. O presente estudo teve 20 participantes, sendo todos formados em Educação Fí­sica e trabalhando em escola de ensino regular. Os indiví­duos participantes, responderam a um questionário, contendo 21 perguntas com referência a sua atuação enquanto professor/educador na escola. Resultados e Discussão: Os resultados mostram, que por mais que haja um projeto polí­tico pedagógico, pressupostos didáticos e projetos multidisciplinares, os professores de Educação Fí­sica continuam a ter em sua atuação profissional uma visão simplista, que não valoriza o planejamento, a construção coletiva interdisciplinar e a representatividade da Educação Fí­sica dentro da escola. Conclusão: Concluí­mos que os professores de Educação Fí­sica estão respaldados por um projeto polí­tico pedagógico que norteiam sua prática pedagógica, porém tal respaldo e organização não corrobora quando 65% dos professores não estabelecem um currí­culo de conteúdos para cada ano do ensino fundamental.

Referências

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-Darido, S. C.; Rosário, L. F. R.A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Revista Motriz. Vol. 11. Núm. 3. p. 167-178. 2005.

-Freire, J. B. Pedagogia do Futebol. Campinas. Autores Associados. 2003.

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Publicado
2016-01-25
Como Citar
Silva, B. O. da. (2016). Pressupostos didáticos que norteiam a intervenção do professor de Educação Fí­sica na escola. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 7(27), 540-547. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/353
Seção
Artigos: Edição Especial