Estrutura das sessões de treinamento técnico-tático de equipes de futsal sub-13 e sub-15 ao longo da temporada esportiva

  • Michel Angillo Saad Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC
  • Valmor Ramos Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
  • Michel Milistetd Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná- UNICENTRO.
  • Jorge Both Universidade Estadual de Londrina-UEL.
  • Juarez Vieria do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC.
Palavras-chave: Treinamento esportivo, Pedagogia do esporte, Futsal

Resumo

O objetivo deste estudo descritivo-exploratório foi caracterizar a estrutura das sessões de treinamento técnico-tático de equipes de futsal sub-13 e sub-15 ao longo da temporada esportiva. Participaram deste estudo 34 jogadores de futsal de Santa Catarina, pertencentes a duas equipes na categoria sub-13 e sub-15 respectivamente e, quatro treinadores das equipes correspondentes. Foram observadas na totalidade, 96 sessões de treinamento, sendo 48 sessões no perí­odo preparatório e 48 sessões no perí­odo competitivo. Para identificar a existência de diferenças significativas entre os perí­odos, foi empregado o teste t pareado. Os dados foram analisados no programa SPSS for Windows, versão 17.0, com ní­vel de significância de 5%. Os resultados demonstraram que há diferenças no tempo empregado: o treinamento técnico (p=0,001) foi realizado mais no perí­odo preparatório e, o treinamento tático (p=0,001), no perí­odo competitivo. As atividades de aprimoramento de um elemento técnico apresentaram maior ênfase no perí­odo preparatório (p=0,001), jogadas preestabelecidas (p<0,001) e jogo condicionado (p<0,001) apresentaram maiores valores de tempo despendido no perí­odo competitivo. Pode-se concluir que na preparação das equipes investigadas, os meios de treinamento técnico-táticos assumem um papel de destaque, independentemente do perí­odo do planejamento da temporada esportiva. Todos os treinadores privilegiaram as ações técnico-táticas, diferenciando somente na sua abordagem, seja através de jogo recreativo, formal, condicionado ou estruturas funcionais.

Biografia do Autor

Michel Angillo Saad, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Professor Adjunto do Curso de Educação Fí­sica da Unoesc - Xanxeré. Doutor em Educação Fí­sica - UFSC

Valmor Ramos, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Professor adjunto do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina. Doutor em Educação Fí­sica- UP/Portugal

Michel Milistetd, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná- UNICENTRO.

Professor da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO, Guarapuava, PR. Mestre em Educaçã Fí­sica-UFSC

Jorge Both, Universidade Estadual de Londrina-UEL.

Professor da Universidade Estadual de Londrina-UEL. Doutor em Educação Fí­sica-UFSC.

Juarez Vieria do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC.

Professor do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Doutor em Educação Fí­sica-UP/Portugal

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Publicado
2015-10-31
Como Citar
Saad, M. A., Ramos, V., Milistetd, M., Both, J., & Nascimento, J. V. do. (2015). Estrutura das sessões de treinamento técnico-tático de equipes de futsal sub-13 e sub-15 ao longo da temporada esportiva. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 7(25), 360-365. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/350
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original