Análise do desempenho da seleção Alemã de futebol na copa do mundo FIFA 2014, referente aos fundamentos: desarme, posse de bola, passes completados e chutes ao gol, durante os 15 minutos finais de cada partida e durante o tempo total de cada partida
Resumo
Objetivo: analisar o desempenho da seleção da Alemanha na copa 2014. Materiais e Métodos: O estudo e de natureza documental com acesso livre as informações, optou-se em observar os jogos da equipe da Alemanha campeã da Copa do mundo 2014, realizada no Brasil. Portanto a amostra foi composta por 7 partidas e a coleta dos dados foi realizada através da observação, análise das súmulas. Resultados: Os resultados foram mostrados através de 3 tabelas, a primeira contendo os dados dos 15 minutos finais de cada partida, a segunda contendo os dados das partidas inteiras e a terceira contendo os dados da eficiência da seleção alemã de forma geral. Discussão: Na tabela 1 são apresentados os dados dos 7 jogos da seleção da Alemanha na copa 2014, referentes aos 15 minutos finais de cada partida, totalizando 6 desarmes, com média de 55,5% de posse de bola, passes completados 467, chutes ao gol 19, sendo que 16 foram certos pro gol, com aproveitamento de 84,2%. Na tabela 2 são apresentados os dados dos 7 jogos da seleção da Alemanha na copa 2014, referentes ao tempo total de cada partida, no jogo contra o Brasil um grande aproveitamento dos chutes ao gol 85,7%, nos jogos contra EUA e Argélia 63% de posse de bola, 21 desarmes no jogo contra Argélia, seu melhor desempenho neste fundamento, 725 passes completados contra EUA, com aproveitamento de 89% dos passes. Na tabela 3 é apresentada a grande eficiência da seleção Alemã através dos dados coletados de forma geral, mostrando sua superioridade na competição. Conclusão: Conclui-se que a seleção da Alemanha obteve grande desempenho durante os 15 minutos.
Referências
-Bottaro, L. E. V. Análise de scout em partidas de futebol: finalizações da equipe do Cruzeiro Esporte Clube nos jogos da fase de grupos da Taça Libertadores da América de 2009. TCC de graduação em Educação Física. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2009.
-Busch, W. Futbol Escolar y Juvenil. Tradução Mercedes de Monteys Kaupp. Barcelona. Editorial Hispano Europea. 1971.
-Correa, D. K. A. T. T. Excelência na produtividade: a performance dos jogadores de futebol profissional. Revista Psicologia: reflexão e critica. Vol. 15. Núm. 2. p. 447-460. 2002.
-Cunha, N. G. S. R.A importância dos lances de bola parada (livres, cantos e pênaltis) no futebol 11: Análise das situações finalizadas com gol na 1a Liga Portuguesa 2005/06 e no Campeonato do Mundo 2006.Monografia realizada no âmbito da disciplina de Seminário do 5º ano de licenciatura em Desporto e Educação Física. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. 2007.
-Garganta, J. A análise da performance nos jogos desportivos. Revisão acerca da análise do jogo. Revista Portuguesa de Ciência do desporto. Vol. 1. Núm. 1. p. 57-64. 2001.
-Gaya, A. Ciências do movimento humano: Introdução à metodologia da pesquisa. Porto Alegre. Artmed. 2008.
-Lago, C. Are Winners different from losers? Performance and chance in the FIFA World Cup Germany 2006. International Journal of Performance Analysis in Sport. Vol. 7. Núm. 2. p. 36-47. 2007.
-Leães, C. G. S.; Xavies, B. C. Numero de finalizações a gol e sua associação com o resultado final de jogo. Revista Digital EFDeportes.com. Buenos Aires. Núm. 166. 2012.
-Mello, W. C. O Brasil ainda não alia futebol e conhecimento científico. <http://cidadedofutebol.uol.com.br/cidadeo7/site/artigo/matéria.aspx?idartigo=2980>Acessado em 23/09/2014.
-Pereira, V. M. R. Momentos Críticos no Futebol Estudos das Sequências Ofensivas Prévias à Obtenção do Gol. 2011. Dissertação de Mestrado em Treinamento de Alto Rendimento. Universidade Técnica de Lisboa. 2011.
-Quina, J.N. Futebol: Referências para a organização do jogo. Bragança. Edição do Instituto Politécnico de Bragança. 2001.
-Silva, E. J. O. Análise do jogo de futebol: características do processo de transição de defesa-ataque das sequências ofensivas com finalização. Dissertação de Mestrado em Educação Física e Desporto. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Portugal. 2007.
-Valentin, B. R.: Coelho, M. Sobre as escolinhas de futebol: processo civilizador e práticas pedagógicas. Motriz. Vol. 11. Núm. 3. p. 185. 2005.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).