Parâmetros do processo de ensino-aprendizagem no contexto de treinamento do futsal
Resumo
O presente estudo buscou identificar os parâmetros do processo de ensino-aprendizagem e treinamento no contexto da modalidade de futsal em uma equipe da categoria mirim (crianças entre 10-13 anos), situada na cidade Ouro Preto-MG. Foram analisadas 18 sessões de treinos que totalizaram 1138,17 minutos. Foram identificados cinco (5) tipos de segmentos diferentes das sessões de treino correspondentes aos parâmetros: jogo coletivo, treinamento técnico, treinamento físico, capacidade de jogo e conversa com o treinador. O segmento jogo coletivo apresentou o maior tempo com 736,91 minutos (64,74%) do tempo total das sessões de treino. No segmento capacidade de jogo, somente foram encontrados conteúdos capacidades coordenativas com 4,53% do tempo total, representando 51,6 minutos. Foi possível identificar os parâmetros do EAT e identifica-los com características do método analítico, característico da abordagem tecnicista.
Referências
-Balbino, H. F. Jogos desportivos coletivos e os estímulos das inteligências múltiplas: bases para uma proposta em pedagogia do esporte. Dissertação de Mestrado em Educação Física. Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. 2001.
-Bayer, C. O ensino dos deportos colectivos. Lisboa. Dinalivros. 1994.
-Bolonhini, S. Z.; Paes, R. R. A proposta pedagógica do Teaching Games for Understanding: Reflexões sobre a iniciação esportiva. Revista Pensar a Prática. Vol. 12. Núm. 2. 2009.
-Böhme, M. T. S. O treinamento a longo prazo e o processo de detecção, seleção e promoção de talentos esportivos. Revista Brasileira de ciências do esporte. Vol. 21. Núm. 2/3. 2000.
-Böhme, M. T. S. Esporte infanto-juvenil: Treinamento a longo prazo e talento esportivo. São Paulo. Phorte. 2011.
-Costa, L.C. A.; Nascimento, J. V. O ensino da técnica e da tática: novas abordagens metodológicas. Revista da Educação Física/UEM Maringá. Vol. 15. Núm. 2. p. 49-56. 2004.
-Freire, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 4ªedição. São Paulo. Scipione. 1994.
-Gama Filho, J. G. Metodologia do Treinamento técnico tático no futebol. In: Garcia, E. S.; Lemos, K. L. M. (Org.). Temas atuais VI em Educação Física e esportes. Belo Horizonte. Health.2001. p. 86-106.
-Garganta, J.M. O ensino dos jogos desportivos coletivos. Porto Alegre. Perspectivas e Tendências.1998.
-Garganta, J. Para uma teoria dos Jogos Desportivos Colectivos. In: A. Graça e J. Oliveira (Ed.). O ensino dos Jogos Desportivos. Porto. Portugal. CEJD / FCDEF-UP.1995.
-Garganta, J. O treino da táctica e da técnica nos jogos desportivos à luz do compromisso cognição-ação. In V. J. Barbanti, J. O. Bento, A. T. Marques. A. C. Amândio (Eds.).Esporte e atividade física: interação entre rendimento e qualidade de vida. p. 281-308. Manole. 2002.
-Garganta, J. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. In: Graça, A.; Oliveira, J. O Ensino dos jogos desportivos. Porto. Rainho & Neves.1998. p. 11-25.
-Greco, P. J. Iniciação esportiva universal: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte. UFMG. 1998.
-Greco, P. J. Cognição e ação. In: Samulski, D. M. Novos conceitos em treinamento desportivo. Brasília. Indesp. 1999. p. 120-153.
-Greco, P. J. Conhecimento tático-técnico: eixo pendular do comportamento e da ação nos esportes coletivos. Revista Brasileira Psicologia do Esporte e Exercício. 2006.
-Greco, P.J. Conhecimento tático-técnico: eixo pendular da ação tática (criativa) nos jogos esportivos coletivos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol. 20. Núm. 5. p. 210-212. 2006.
-Greco, P. J. Metodologia do Ensino dos Esportes Coletivos: Iniciação Esportiva Universal, Aprendizado Incidental-Ensino Intencional. Revista Mineira. 2012.
-Greco, P. J.; Benda, R. N. Iniciação Esportiva Universal. Vol. 1. Da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Ed. Universitária UFMG, Belo Horizonte. 1998.
-Greco, P. J; Silva, S. A. A(a) metodologia de ensino dos esportes no marco do programa segundo tempo. In: Oliveira, A. A. B.; Perim, G. L. Fundamentos pedagógicos para o programa segundo tempo. Porto Alegre. UFRGS. 2008.
-Greco, P. J; Silva, S. A; Santos, L. R. Organização e desenvolvimento pedagógico do esporte no programa segundo tempo. In: Oliveira, A. A. B.; Perim, G. L. Fundamentos pedagógicos para o programa segundo tempo: da reflexão à prática. Maringá. Editora da Universidade Federal de Maringá. 2009.
-Kroger, C.; Roth, K. Escola da bola: um ABC para iniciantes nos jogos esportivos. São Paulo. 2ª edição. Phorte. 2005.
-Madeira, D. A. R. I.; Navarro, A. C. A escolha da metodologia de treinamento de futsal como ferramenta fundamental para a formação de atletas e estruturação do jogo. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Edição Especial: Pedagogia do Esporte. São Paulo. Vol. 4. Núm. 14. p. 239-244. 2012.
-Marques, A. A. Desporto e futuro: o futuro do desporto. In: Horizontes e órbitas nos treinos dos jogos desportivos. Porto. Universidade do Porto. 2000. p. 7-20.
-Matias, C.J.A.S.; Greco, P.J. Análise de jogo nos esportes coletivos: a exemplo do voleibol. Revista Pensar a Prática. Goiânia. Vol. 12. Núm. 3. p. 1-15. 2009.
-Menezes, R. P.; Marques, R. F. R.; Nunomura, M. Especialização esportiva precoce e o ensino dosjogos coletivos de invasão. Revista Movimento. Porto Alegre. Vol. 20. Núm. 1. p. 351-373. 2014.
-Mesquita, I. Valorização da aprendizagem autônoma no treino de crianças e jovens. Revista Perfil. Porto Alegre. Vol. 7. Núm. 8. p. 15-16. 2005.
-Mesquita, I. Modelação no treino das habilidades técnicas nos jogos desportivos. In: Garganta, J. (Ed.). Horizonte e órbitas no treino dos jogos desportivos. Porto. Converge Artes Gráficas. 2000. p. 73-89.
-Neto, A. M.; Leite, M. M. Capacidade do jogo e consciência tática: como desenvolver? Revista Digital. Buenos Aires. Año 11. Núm. 106. 2007.
-Nunomura, M.; Pires, F. R.; Carrara, P. Análise do treinamento na ginástica artística brasileira. Revista de Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo. Vol. 31. Núm. 1. p. 25-40. 2009.
-Oliveira, V.; Paes, R. R. A pedagogia da iniciação esportiva: um estudos obre o ensino dos jogos desportivos coletivos. Revista Digital. Buenos Aires. Año 10. Núm. 71. 2004.
-Paes, R. Educação Física escolar: o esporte como conteúdo pedagógico do ensino. Canoas. Ulbra.2001.32-Pinho, S.T.; Alves, D.M.; Greco, P.J.; Schild, J.F.G. Método situacional e sua influência no conhecimento tático processual de escolares. Motriz. Vol. 16. Núm. 3. p. 580-590. 2010.
-Reverdito, R. S.; Scaglia, A. J. Pedagogia do Esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo. Phorte.2009.
-Ramos, A. M.; Neves, R. L. R. A iniciação esportiva e a especialização precoce à luz da teoria da complexidade-notas introdutórias.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).