Nível de conhecimento declarativo dos princípios táticos de jogo por parte de jogadores de futebol nas diferentes categorias
Resumo
Tendo em vista a importância dos princípios de jogo sugeridos pela literatura para formação de jogadores de futebol e também para o processo de ensino/aprendizagem e treinamento da modalidade, este estudo teve como objetivo avaliar o nível de conhecimento declarativo de princípios de jogo por parte de jogadores e comparar as diferentes categorias. Participaram da pesquisa 59 atletas, sendo nove da categoria sub-15, vinte e oito da categoria sub-17 e vinte e dois da categoria sub-20 que observaram imagens a eles disponibilizadas para identificar o princípio de jogo inserido no contexto da jogada do atleta em destaque na figura. A pesquisa identificou que os jogadores demonstraram baixo conhecimento dos princípios de jogo e não houve diferenças estatisticamente significativas (p>0,05) entre as categorias, nos fazendo perceber que jogadores mais velhos não mostraram maior conhecimento tático como sugere a literatura e os princípios de jogo citados como importantes podem não estar sendo observados nos treinamentos sugerindo que novas pesquisas sejam feitas para avaliar o nível de excelência de jogadores e a relação com o conhecimento de princípios de jogo.
Referências
-Casarin, R.V.; Reverdito, R.S.; Greboggy, D. L.; Afonso, C. A.; Scaglia, A. J. Modelo de jogo e processo de ensino no futebol: princípios globais e específicos. Porto Alegre. Revista Movimento. Vol. 17. Núm. 3. p. 133-152. 2011.
-Costa, I. T.; Garganta, J.; Greco, P. J.; Mesquita, I. Proposta de avaliação do comportamento tático de jogadores de futebol baseada em princípios fundamentais de jogo. Rio Claro. Revista Motriz. Vol. 17. Núm. 3. p. 511-524. 2011.
-Garganta, J. M. S.; O ensino dos jogos desportivos coletivos: Perspectivas e tendências. Revista Movimento. Núm. 8. p. 19-27. 1998.
-Garganta, J. M. S.; Competências no ensino e treino de jovens futebolistas. Buenos Aires. Revista Digital. Núm. 45. 2002.
-Giacomini, D. S.; Silva, E. G.; Greco, P. J. Comparação do conhecimento tático declarativo de jogadores de diferentes categorias e posições. Florianópolis. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Vol. 33. Núm. 2. p. 445-463. 2011.
-Giacomini, D. S.; Soares, V. O.; Santos, H. F.; Matias, C. J.; Greco, P. J. O conhecimento tático declarativo e processual em jogadores de futebol de diferentes escalões. Revista Motricidade. Vol. 7. Núm. 1. p. 43-53. 2011.
-Greco, P. J. Conhecimento técnico-tático: O modelo pendular do comportamento e da ação nos esportes coletivos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte. p. 107-129. 2006.
-Quina, J. N. Futebol: referências para a organização do jogo. Portugal. Instituto Politécnico de Bragança. p. 1-103. 2001.
-Venlioles, F. M. Escola de Futebol. Rio de Janeiro. Sprint. 2001.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).