Socializando crianças de 9 a 11 anos através do futsal
Resumo
Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi apresentar a relevância atribuída às aulas nas escolas de futsal e a partir disso apresentar seus benefícios em vários aspectos, físicos, cognitivos, além da relação da socialização das crianças praticantes, através das dimensões conceitual, procedimental e atitudinal da modalidade. Materiais e Métodos: Este trabalho constitui-se de uma pesquisa de campo qualitativa descritiva. Para a coleta dos dados foi elaborado um questionário semiestruturado, com respostas pelo grau de importância, dos fatores apresentados, numa escala de 1 à 10, onde, 1(Pouca Importância) e 10 (Muita Importância). Participaram desta pesquisa 16 alunos deambos os sexos entre 9 e 11 anos (Fase da 3ª Infância), de uma escolinha de futsal localizada na Vila Curuçá, São Paulo –SP. Resultados: A maioria das respostas das questões apresentouo grau de muita importância, em relação aos valores apresentados, cerca de 90%, considerando a escala de 6 a 10, e a maioria das respostas encontrava-se no grau máximo, que era 10. Conclusão: Notou-se a melhora no desempenho pessoal, familiar, e social e escolar das crianças participantes e melhoramno desempenho em relaçãoà formação de um cidadão crítico, com conduta e responsabilidade, ávidos pelo saber da prática, do conceito e dos valores morais e éticos. Sendo assim, apontamos o ensino através do futsal, e suas variações como a brincadeira/Jogos recreativos e atividades “extra-aula”, possibilitam vários benefícios às crianças e atuam também um como meio de socialização.
Referências
-Araújo, D. M. E.; Ferreira, M.V. N.; Oliveira, W. R. S.; Expectativas de crianças e adolescentes que frequentam escolinhas de futebol. ANAIS do III Encontro de Educação Física e Áreas Afins. Piauí. UFPI. 2008.
-Basílio, S.; Bento, R. R.; Matta, M.; Paula, D. R.; Siqueira, A.L. A. Escolas de futebol: Projeto social, futebol e dimensões dos conteúdos. Esporte e Sociedade. Ano 4. Núm. 11. 2009.
-Campos, I. L. A criança no Futsal. São Paulo. 2001.
-Darido, S. C.; Rangel, I.C. A.; Educação Física na escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2005.
-Freire, J. B. Pedagogia do Futebol. Campinas: Autores Associados. 2003.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).