Comparativo de Salto Vertical e Rebote com Atletas de Basquete na Iniciação
Resumo
Este estudo tem como tema a comparação entre impulsão vertical e rebote de alunos de uma Escola de Esporte de Taubaté para verificar se hárelação entre quem salta mais alto e quem consegue pegar mais rebotes. Por meio de uma pesquisa qualitativa com indivíduos com idade de 12 a 16 anos, de ambos os sexos, o objetivo deste estudo é de utilizar protocolos para obter os dados referentes ao quanto cada um dos alunos salta e o número de rebotes conquistados. Além disso, pretende-se aplicar testes que atendam às necessidades dessa pesquisa. Os resultados mostram que não houve relação entre impulsão vertical e os rebotes, pois o indivíduo mais altoanalisado obteve apenas um rebote, enquanto outros menores obtiveram mais sucesso, conquistando número superior. Dessa forma, este estudo concluiu que, por se tratar de iniciação esportiva, leva-se em consideração o tempo de bola para o fundamento do rebote como fator altamente decisivo. Outro fator relevante encontrado foi o falta de interferência da altura dos indivíduos analisados durante o procedimento de rebote.
Referências
-Filho, D. A. C. Características somáticas e motoras de jovens praticantes de basquete: estudo longitudinal. Revista Digital efdeportes. Buenos Aires. Ano 13. Núm. 129. 2009.
-Freitas, R. H.. Medida e avaliação para o esporte e saúde. Livraria e Editoria Rubio. 2004.
-Galatti, L. R.; PaesR. R. Pedagogia do Esporte: Iniciação em Basquete. Hortolândia. 2007.
-Reverdito, R. S.; Scaglia, A. J. Pedagogia do Esporte: Jogos Coletivos de Invasão. São Paulo. Phorte. 2009.
-Rocha, C. M.; Ugrinowitsch, C.; Barbanti, V. J. A especificidade do treinamento e a habilidade de saltar verticalmente. Um estudo com jogadores de basquete e voleibol de diferentes categorias. Revista Digital efdeportes. Buenos Aires. Ano 10. Núm. 84. 2005.
-TerritórioLNB.A briga pelos rebotes. Disponível em: http://lnb.com.br/território/a-briga-pelos-rebotes/Acesso 04/05/2012.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).