Efeito da periodização em forma de cargas seletivas sobre quatro capacidades físicas avaliadas na equipe principal de futsal da Associação Atlética Banco do Brasil
Resumo
O objetivo da pesquisa é demonstrar que com a utilização do modelo de cargas seletivas, conseguimos aprimorar e manter a forma física adquirida por todo o ciclo anual de treinamento. Materiais e Métodos: participaram da pesquisa 17 jogadores da categoria principal da equipe de futsal da associação atlética banco do Brasil, com média de idades de 26 anos e desvio padrão de 3.6, média de massa corporal de 76 Kg e desvio padrão de 2.8 e média de altura de 175 cm e desvio padrão de 0.7 do gênero masculino, onde foram submetidos a uma periodização de treinamento baseada nas cargas seletivas. Para a coleta dos dados aplicou-se mensalmente testes específicos para cada capacidade física. Resultados: Os dados obtidos na pesquisa nos mostram que após o período de férias utilizando o modelo de cargas seletivas temos um aumento nos valores de todas as capacidades físicas avaliadas seguidas de uma manutenção da condição alcançada até o final da temporada sem que haja queda considerável no desempenho do atleta. Discussão: Segundo Gomes 2009, nas modalidades coletivas não é necessário investir na máxima aquisição das capacidades físicas e sim investir apenas de forma submáxima. Com os resultados obtidos, fica claro que houve o aprimoramento das capacidades físicas seguida de uma manutenção da forma física adquirida. Conclusão: conclui-se que com a utilização do modelo de cargas seletivas é possível aprimorar de forma submáxima todas as capacidades físicas avaliadas.
Referências
-Dantas, E. H. M. A prática da Preparação Física. 5ª edição. Rio de Janeiro. Shape. 2003.
-De La Rosa, A.F. Treinamento Desportivo: Carga, Estrutura e Planejamento. São Paulo. Phorte. 2001.
-Gomes, A.C.; Souza, J. Futebol: Treinamento Desportivo de Alto Rendimento. Porto Alegre. Artmed. 2008.
-Gomes, A.C. Treinamento Desportivo: Estruturação e Periodização. 2ª edição. Porto Alegre. Artmed. 2009.
-Granell, J. C.; Cervera, V. R. Teoria e Planejamento do Treinamento Desportivo. Porto Alegre. 2003.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).