Futsal feminino de alto rendimento: comportamento tático-técnico da transição defensiva
Resumo
O objetivo deste artigo foi descrever o comportamento tático-técnico da transição defensiva em jogos de futsal feminino de alto rendimento. Para tanto, houve a necessidade de qualificar e analisar os tipos de ação defensiva empregados pelas jogadoras. Optou-se pelo método descritivo observacional. A amostra foi de 126 (25,2±5,72) cenas/ações, retiradasdos cinco jogos entre as equipes mais bem classificadas da18º Taça Brasil de Clubes. Foi possível qualificar cinco tipos de comportamento: temporização, pressão na bola, retorno defensivo total, retorno defensivo parcial e perseguição. A combinação tática mais frequente e promissora foi a de temporização-retorno defensivo. Constatou-se, por outro lado, combinações conflituosas, como a de temporização-pressão na bola. Conclui-se que a defesa de contra-ataque no futsal feminino não apresenta um comportamento regular. Isso faz com que se manifestem combinações promissoras e conflituosas.
Referências
-Chaves Chaves, J.L.; Ramírez Amor, J.A.Táctica y estratégia en fútbol sala: situaciones de ataque y defensa. Barcelona. Hispano Europea. 1998.
-Fonseca, G.M.; Silva, M.A. Jogos de futsal: da aprendizagem ao treinamento. Caxias do Sul. EDUCS. 2002.
-Fukuda, J.P.; Santana, W.C. Análise dos gols em jogos da Liga Futsal 2011. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 4. Núm. 11. p. 62-66. 2012.
-Garganta J. A análise da performance nos jogos desportivos. Revisão acerca da análise de jogo. Rev Por Cienc Desp. Vol.1. p. 57-64. 2001.
-Garganta, J. Modelação táctica do jogo de futebol. Tese de Doutorado em Ciências do Desporto. Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto. Porto. 1997.
-Gaya, A. Desenhos metodológicos V: delineamentos do tipo ex post facto. In: Gaya, A (org.). Ciências do movimento humano: introdução à metodologia da pesquisa. Porto Alegre. Artmed. p. 151-172. 2008.
-Greháigne, J.F. La organización del juego en el fútbol. Barcelona. INDE. 2001.
-Lozano Cid, J. e colaboradores. Táctica en alta competición. Madrid. Federación Madrileña de Futbol-Sala. 2002.
-Luis Gallego, A.; José Garcia, A. Fútbol sala: táctica defensiva. Barcelona. Paidotribo. 2006.
-Marchi, R.V; Silva, C; Scramin, L.; Teixeira, A; Chiminazzo, J. Incidência de gols resultantes contra-ataques de equipes de futsal. Conexões. Campinas. Vol. 8. Núm. 3. p. 16-22. 2010.
-Santana, W.C A visão estratégico-táticas de técnicos campeões da liga nacional de futsal. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas. 2008.
-Santana, W.C. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. Campinas. Autores Associados. 2004.
-Santana, W.C.; Garcia, O.B. A incidência do contra-ataque em jogos de futsal de alto rendimento. Revista Pensar a Prática. Goiânia. Vol. 10. Núm. 1. p. 153-162. 2007.
-Silva, R.A.M.; Calado Filho, C.M. Formación de entrenadores de futsal de máximo nivel: técnica y táctica. Espanha. FIFA. 2005.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).